Blog do George Marques

direto do Congresso Nacional

18 de julho de 2019, 15h48

Igrejas poderão ser isentas de IPI na compra de carro zero

Para o autor do projeto a medida faz "justiça" com os organismos religiosos, tendo em vista o grande trabalho social desenvolvido por eles

Tramita na Câmara dos Deputados um projeto de lei (PL 3052/2019) que isenta do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) os veículos adquiridos por igrejas e entidades assistenciais.

De autoria do deputado-pastor Gildernemyr (PL-MA), essas entidades poderão usar o benefício uma vez a cada cinco anos. Se houver a venda do automóvel até três anos após a compra, o IPI deverá ser recolhido.

Na justificativa o autor apresenta como motivo o transporte de “alimentos, colchões”. Diz que por essas entidades não tem fins lucrativos, o que nos casos de algumas igrejas isso é duvidoso, ele pede que Congresso aprecie a proposta no sentido de aprová-la.

A proposta tramita em caráter conclusivo (não precisa aprovação do plenário) e será analisada pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum