Impeachment: Kim Kataguiri revela que Mourão estaria formando novo governo

Marco Feliciano, vice-líder do governo no Congresso, classificou a mobilização como "golpe" e cogitou impeachment de Mourão

O deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP) revelou em entrevista concedida nesta quinta-feira (28) que o vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) já estaria se mobilizando para formar um novo governo em caso de impeachment do presidente Jair Bolsonaro.

“Impeachment não é sobre derrubar um presidente, é sobre substituir governo, sobre criar um novo governo. Só existe impeachment quando o vice-presidente já formou um novo governo, uma nova Esplanada dos Ministérios, coisa que Hamilton Mourão sinaliza que está disposto a fazer”, declarou o parlamentar durante entrevista à rádio Jovem Pan.

“Ele sinaliza isso enviando interlocutores para dialogar no Congresso Nacional”, completou.

A notícia de que Mourão estaria enviando emissários ao Congresso foi revelada pelo Antagonista nesta quinta-feira. O portal divulgou um print de uma conversa. No entanto, a notícia não falava que Mourão já estaria escolhendo ministros, como a declaração de Kataguiri dá a entender.

O deputado federal Júnior Bozzella (PSL-SP), rompido com Bolsonaro desde 2019, disse que a articulação não o surpreende e classificou Mourão como “um dos poucos homens que ainda têm alguma lucidez neste governo. “Está lá dentro, está vendo os desmandos e absurdos do Palácio do Planalto”, disse ao Antagonista. Bozella defende o impeachment do presidente.

A notícia de que Mourão estaria se articulando também irritou aliados de Bolsonaro. O deputado federal Marco Feliciano (Republicanos-SP), vice-líder do governo no Congresso, falou na possibilidade de impeachment do vice-presidente e chegou a classificar o impeachment como “golpe”.

“1/ @o_antagonista tem o dever de revelar quem é o assessor, pois isso é crime contra a segurança nacional. 2/ se não revelar é pq é mentira com o intuito de desestabilizar o Governo. 3/ revelado o nome o vice Mourão deve demiti-lo imediatamente. 4/se não o fizer impedimos Mourão”, tuitou.

“Prezado VP general Mourão, ou o Sr demite o chefe da Assessoria Parlamentar da Vice Presidencia da República, Sr Ricardo Roesch Morato Filho, ou assuma o golpe. Se não demiti-lo endossa a conspiração e a deslealdade com o PR Jair Bolsonaro!”, completou.

Publicidade
Avatar de Lucas Rocha

Lucas Rocha

Lucas Rocha é formado em jornalismo pela Escola de Comunicação da UFRJ e cursa mestrado em Políticas Públicas na FLACSO Brasil. Carioca, apaixonado por carnaval e pela América Latina, é repórter da sucursal do Rio de Janeiro da Revista Fórum e apresentador do programa Fórum Global

Você pode estar junto nesta luta

Fórum é um dos meios de comunicação mais importantes da história da mídia alternativa brasileira e latino-americana. Fazemos jornalismo há 20 anos com compromisso social. Nascemos no Fórum Social Mundial de 2001. Somos parte da resistência contra o neoliberalismo. Você pode fazer parte desta história apoiando nosso jornalismo.

APOIAR