Fórumcast, o podcast da Fórum
28 de outubro de 2018, 16h38

Índio que se reuniu com Bolsonaro não representa povos do Xingu, diz associação

Associação Terra Indígena Xingu (ATIX) afirma que o índio Ysani Kalapalo, que se reuniu com Bolsonaro "declarando apoio falso ao anti-humano usando nome do Xingu, não representa legalmente os povos Xinguano"

Reprodução/Facebook

Em nota emitida na noite deste sábado (27), a Associação Terra Indígena Xingu (ATIX), representação política de 16 povos do Território Indígena do Xingu, afirmou que o índio Ysani Kalapalo, que se reuniu com o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) “declarando apoio falso ao anti-humano usando nome do Xingu, não representa legalmente os povos Xinguano”.

Segundo a associalção, o índio atrapalhou o movimento indígena e representa uam “isca parlamentar espiã”. “Repudiamos falsa representação, esclarecendo para movimento indígena nacional e internacional”.

Afirmando que Bolsonaro quer acabar com 129 processos de demarcação de terras indígenas, a associação diz que os indígenas são protagonistas de sua própria história milenar. “Estamos juntos para resistir tudo que vier atacar nossa existência”, diz a nota.

Leia a nota na íntegra.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum