Inquérito Bolsonaro: Moro contraria AGU e apresenta petição pedindo liberação de vídeo completo de reunião

Para o ex-ministro da Justiça, não há "segredos de Estado" na conversa

Sérgio Moro e Jair Bolsonaro - Foto: Marcos Corrêa/PR
Escrito en POLÍTICA el

O ex-ministro Sérgio Moro enviou um ofício para o ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal, pedindo a divulgação completa do vídeo da reunião em que o presidente Jair Bolsonaro teria ameaçado demiti-lo caso não pudesse interferir na Polícia Federal.

Segundo o ex-juiz federal na gravação não há "segredos de Estado" que impeçam a inspeção do material pela Polícia Federal, como argumentado pela Advocacia-Geral da União (AGU). A AGU pediu a divulgação apenas do trecho citado por Moro.

“Eventuais colocações constrangedoras do Exmo. Presidente da República, passíveis de constatação durante esta reunião, sobre estes ou outros assuntos ali tratados, não são motivos aptos a impedir o atendimento da determinação de Vossa Excelência, pois não se revelam “segredo de estado” (como referido pela AGU, que estejam ligados, por exemplo, às Relações Exteriores), estes sim, uma vez detectados no exame a ser realizado por Vossa Excelência sobre os tais registros audiovisuais, passíveis de proteção através de sigilo parcial”, diz o documento obtido pela coluna Radar, da Veja.

O ministro Celso de Mello, relator do inquérito contra Bolsonaro no STF, ainda vai decidir sobre o tema. Inicialmente, Mello tinha acatado o pedido da PGR e liberado o vídeo completo.