Inquérito Bolsonaro: Planalto assume que Moro não assinou exoneração de Valeixo

Segundo o governo, o nome do ex-ministro apareceu no decreto por questões técnicas

Sergio Moro, Bolsonaro e Maurício Valeixo - Foto: Ministério da Justiça
Escrito en POLÍTICA el

A Secretaria-Geral da Presidência enviou um ofício nesta segunda-feira (25) à Polícia Federal afirmando que o ex-ministro Sérgio Moro não assinou a exoneração de Maurício Valeixo da direção-geral da PF.

"Segundo a praxe administrativa, a publicação em 'Diário Oficial' vem acompanhada da inclusão da referenda do ministro ou ministros que tenham relação com o ato", afirmou a secretaria ao ser questionada no inquérito que investiga tentativa de interferência do presidente Jair Bolsonaro na PF.

No documento, o governo diz que não há "qualquer objetivo deliberado" de parecer que Moro concordava com a demissão. "Ao contrário, a área técnica apenas seguiu a praxe", apontou.

A assinatura do ministro aparecia no decreto publicado no Diário Oficial da União (DOU) de 24 de abril em que Bolsonaro dispensava o delegado do comando da entidade.

Após reclamação do ex-juiz federal, o Planalto publicou uma edição extra do DOU sem a rubrica de Moro. Tal afirmação abriu margem para um questionamento sobre falsidade ideológica por parte do presidente.

A demissão de Valeixo foi o estopim dos atritos entre o ex-ministro e o presidente. Com a decisão de Bolsonaro, Moro anunciou demissão.

Com informações do G1