Após insinuar que China criou Covid, Bolsonaro exalta parceria

Bolsonaristas chegaram a defender uma invasão da Embaixada da China em Brasília durante os atos golpistas do 7 de Setembro

Jair Bolsonaro durante reunião do Brics | Foto: Marcos Corrêa /PR
Escrito en POLÍTICA el

O presidente Jair Bolsonaro não poupou elogios à República Popular da China durante reunião do Brics nesta quinta-feira (9). Os comentários contrariam o discurso anti-China que o mandatário e seus apoiadores sustentam.

"Essa parceria se tem mostrado essencial para a gestão adequada para a pandemia no Brasil, tendo em vista que parcela expressiva das vacinas oferecido à população brasileira é produzida com insumos originários da China", disse o presidente durante a reunião.

A fala vai na contramão do polêmico discurso de 5 de maio. Na ocasião, Bolsonaro sugeriu que a China criou o coronavírus em laboratório e estaria encampando uma “guerra química”. “É um vírus novo, ninguém sabe se nasceu em laboratório ou nasceu por algum ser humano ingerir um animal inadequado. Mas está aí. Os militares sabem o que é guerra química, bacteriológica e radiológica. Será que não estamos enfrentando uma nova guerra? Qual o país que mais cresceu o seu PIB? Não vou dizer para vocês” disse em maio.

Essa tese de guerra química foi bastante difundida por expoentes de extrema-direita global e desmentida por estudos feitos pela Inteligência dos Estados Unidos.

A vacina CoronaVac, desenvolvida pela farmacêutica chinesa SinoVac com o Instituto Butantan, também já foi bastante atacada por Bolsonaro.

Bolsonaristas queriam invadir Embaixada da China

A fala de Bolsonaro aconteceu também dois dias após os atos golpistas do 7 de setembro. As milícias digitais bolsonaristas chegaram a defender a invasão da embaixada do país asiático durante os protestos.

Os ataques surgiram como uma “resposta” à prisão do ex-deputado Roberto Jefferson pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no inquérito das milícias digitais. Jefferson pregava a expulsão do embaixador Yang Wanming e chegou a fazer vídeo com ataques xenofóbicos ao diplomata, em julho.

Donald Trump Jr. e Eduardo Bolsonaro

A China voltou a ser alvo durante evento de conservadores organizado pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP). Donald Trump Jr., filho do ex-presidente dos Estados Unidos, disse que os chineses "estão fazendo o que puderem para instalar um governo socialista que eles possam manipular" no Brasil.

Bolsonaro, que também participou do evento, já chegou a fazer a mesma insinuação que Trump Jr sobre suposta interferência no Brasil, ainda que sem citar diretamente a China.

Veja vídeo:

https://twitter.com/UOLEconomia/status/1436023093936406529