Internado com Covid-19, Marcelo Bretas será julgado por ato com Bolsonaro

A ação foi movida pela OAB junto ao Conselho Nacional de Justiça e leva em conta os eventos em que Bretas participou com Bolsonaro e publicações feitas pelo juiz nas redes sociais

Marcelo Bretas, Bolsonaro e Hélio Lopes (Reprodução)
Escrito en POLÍTICA el

O Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) deve colocar em pauta nesta quinta-feira (7) o julgamento da ação sobre a conduta do juiz da Lava Jato no Rio de Janeiro, Marcelo Bretas, por participar de atos políticos ao lado de Jair Bolsonaro e Marcelo Crivella na capital fluminense.

Candidato à vaga de ministro "terrivelmente evangélico" no Supremo Tribunal Federal, Bretas mantém conversas com Bolsonaro e chegou a ser convidado pelo presidente para disputar a prefeitura do Rio.

A ação foi movida pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) junto ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e leva em conta os eventos em que Bretas participou com Bolsonaro e publicações feitas pelo juiz nas redes sociais.

“Não apenas participou de evento de natureza política — festa evangélica na praia e inauguração de obra pública —, em manifesta afronta à vedação constitucional, como acompanhou a comitiva presidencial desde a chegada na cidade do Rio de Janeiro, publicando, ainda, postagens com manifestação de apreço em redes sociais” , diz trecho do documento.

Coronavírus
Bretas está internado na Casa de Saúde São José, na Zona Sul do Rio de Janeiro, com Covid-19.

Segundo a assessoria de imprensa da unidade, ele foi hospitalizado para a realização de exames e tem quadro de saúde estável.

No início de abril, Bretas declarou apoio à proposta de Jair Bolsonaro para combater o coronavírus no Brasil: fazer jejum. “Farei parte dessa Corrente. E que o nome do Senhor seja glorificado! #jejumnacional”, escreveu o juiz em suas redes sociais.