Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
12 de fevereiro de 2019, 16h21

Internautas mostram ao ministro Ricardo Salles quem é Chico Mendes

Termo "Chico Mendes" foi para os Trending Topics do Twitter depois que o Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, minimizou a importância do líder seringueiro

Reprodução

A declaração sobre Chico Mendes feita pelo ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, em entrevista ao “Roda Viva” na noite desta segunda-feira (11), gerou uma intensa reação negativa nas redes sociais. Desde a manhã desta terça-feira (12) que o termo “Chico Mendes” está nos Trending Topics do Twitter no Brasil.

Internautas, políticos e ambientalistas têm feito postagens resgatando o legado do líder seringueiro do Acre, assassinado por pistoleiros na década de 80. Chico é reconhecido mundialmente como uma das maiores referências da luta pela causa ambiental, mas o ministro Ricardo Salles, além de não o conhecer, ainda minimizou sua importância. “Que diferença faz quem é Chico Mendes agora?”, disparou o ministro no programa da TV Cultura.

“O ativismo de Chico Mendes trouxe reconhecimento internacional, incansável defensor da floresta amazônica e dos trabalhadores. Já o Ministro Ricardo Salles foi condenado por improbidade administrativa. Não está difícil descobrir quem é irrelevante né?”, ironizou o deputado federal Davi Miranda (PSOL-RJ), que acompanhou dezenas de outros políticos na crítica ao ministro.

Até mesmo o perfil do ex-presidente Lula, alinhado ao assunto, postou um vídeo que mostra o ex-presidente discursando no velório do líder seringueiro, em 1988. “Será que essas pessoas são tão burras que imaginam que matando o Chico Mendes mataram a luta do Chico Mendes?”, disse Lula à época.

Já o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) resolveu responder à pergunta de Salles sobre “que diferença faz quem é Chico Mendes”. “Vou citar duas: 1. o poder de educar uma nação sobre a importância da preservação da Amazônia; 2. A coragem de defender a vida e a dignidade do povo da floresta”, escreveu o parlamentar.

Confira, abaixo, parte da repercussão.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum