"Intriga": Gleisi nega que PT trabalha para Boulos retirar candidatura em SP

Folha de S. Paulo noticiou, mais cedo, que petistas estariam sondando o PSOL para que Boulos não fosse candidato ao governo de SP; "Tem toda a legitimidade", disse a presidenta do PT à Carta Capital

Fernando Haddad (PT) e Guilherme Boulos (PSOL) - Foto: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

A presidenta do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), negou em entrevista à Carta Capital, nesta terça-feira (15), a informação veiculada mais cedo pela jornalista Mônica Bergamo, na Folha de S. Paulo, de que seu partido estaria trabalhando para que Guilherme Boulos (PSOL) retirasse sua candidatura ao governo de São Paulo em 2022.

Segundo o que havia sido noticiado, petistas estariam sondando o PSOL para que Boulos desistisse de sua candidatura para concorrer à Câmara dos Deputados e, em troca, declararia apoio ao psolista em uma candidatura à prefeitura da capital paulista em 2024. O acordo envolveria um apoio do PSOL à candidatura de Fernando Haddad (PT) ao governo paulista.

Gleisi, no entanto, disse à Carta Capital que Boulos "tem toda a legitimidade para se apresentar como candidato". "Assim como o PT e o companheiro Haddad também. Mas óbvio que construir um caminho comum das oposições em São Paulo para renovar a governança do estado também é nosso objetivo", completou.

Leia também - “Terceira via”: Haddad fala em aliança entre PT, PSB, PSOL e PCdoB em São Paulo em 2022

A presidenta do partido afirmou ainda que a notícia sobre a suposta sondagem para que Boulos desista da candidatura é "fruto de intriga e tentativa de dividir a oposição em São Paulo".

Boulos lidera; Haddad vai bem

Pesquisa do Atlas Político sobre a disputa pelo governo de São Paulo, encomendada pelo El País Brasil e divulgada em maio, aponta Guilherme Boulos (PSOL) na liderança. O psolista foi candidato à prefeitura da capital paulista em 2020 e terminou o pleito em segundo lugar após disputa com Bruno Covas (PSDB) no segundo turno.

Segundo o estudo, Boulos tem 17% das intenções de voto. Em segundo lugar consta o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf (MDB), com 16,4%. O ex-prefeito Fernando Haddad (PT) é o terceiro colocado, somando 14,6% das intenções de voto, e ele é seguido por Márcio França (PSB), que possui 12,5%.

Em um cenário simulado sem a candidatura de Guilherme Boulos e com o ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub, na disputa, quem lidera é o petista Fernando Haddad, com 25,3% das intenções de voto.

Nesta situação, o segundo lugar é de Weintraub, que soma 14,9%. Ele é seguido por Skaf (13,5%), Doria, (12,2%), França (10,4%) e Arthur do Val (6,6%). 12,2% dos entrevistados disseram que vão votar em branco ou nulo e outros 4,9% não sabem ou não responderam.

Veja mais detalhes da pesquisa aqui.