Irmã de Ciro Nogueira tem cargo de quase R$ 18 mil na Codevasf

Juliana e Silva Nogueira Lima foi nomeada na “estatal do Centrão” em 2019 e sobrevive por lá apesar de trocas no comando

Foto: Twitter
Escrito en POLÍTICA el

A advogada Juliana e Silva Nogueira Lima (PP-PI), de 45 anos, irmã do novo ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP-PI), ganhou um cargo, durante o primeiro ano de governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), na Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), também conhecida como a “estatal do Centrão”.

De acordo com informações de Tácio Lorran, no Metrópoles, Juliana foi nomeada em 8 de outubro de 2019 como assessora do presidente da Codevasf e segue no posto até hoje, apesar de trocas no comando da estatal.

A companhia, controlada pelo Centrão, figura no seio do escândalo do Orçamento Paralelo, o “Tratoraço”.

O cargo da irmã de Ciro Nogueira é comissionado, portanto de livre nomeação. A advogada recebe mensalmente salário bruto de R$ 17.875,55. A mãe dela, Eliane e Silva Nogueira Lima (PP-PI), assumiu a vaga no Senado deixada pelo filho, nomeado nessa quarta-feira (28/7) como ministro-chefe da Casa Civil.

A Codevasf informou, em nota ao Metrópoles, que as atribuições do cargo de assessor são definidas em regulamento interno e incluem “apoiar a presidência em atividades relacionadas a planejamento e execução de ações, programas e projetos da empresa”.

As assessorias do senador Ciro Nogueira e da Casa Civil também foram procuradas no início da tarde dessa quarta-feira para esclarecerem a nomeação de Juliana, mas não se manifestaram.

Um dos principais nomes do Centrão, Nogueira tem forte influência na Codevasf. O atual superintendente da companhia no Piauí é Inaldo Pereira Guerra Neto, que, como mostrou o jornal O Globo, é nome de confiança do novo ministro da Casa Civil.

Leia mais detalhes do Metrópoles