Isa Penna denuncia assédio sexual na Alesp; veja íntegra do discurso da deputada

"Só pelo fato de eu existir, eu mereço respeito", afirmou a deputada

Isa Penna (Reprodução)
Escrito en POLÍTICA el

Em discurso na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), na tarde desta quinta-feira (17), a deputada estadual Isa Penna (PSOL) fez um discurso emocionante sobre o assédio sexual que sofreu por parte do deputado Fernando Cury (Cidadania).

Dia e noite difíceis: Isa Penna agradece solidariedade após assédio do deputado Fernando Cury

O caso foi flagrado em vídeo, que mostra o momento em que Penna conversa com a mesa diretora da assembleia, quando o deputado a abraça por trás e apalpa parte dos seios dela.

“Eu fui assediada, eu fui apalpada na lateral do meu corpo pelo deputado Fernando Cury, do partido Cidadania. O vídeo já vai estar disponível e eu vou entrar com um boletim de ocorrência e com uma representação. Certamente não é um caso isolado. A gente vê a violência política e institucional o todo tempo contra as mulheres. O que dá direito a alguém a encostar em uma parte íntima do meu corpo? O meu peito é íntimo. É o meu corpo. Eu estou pedindo pelo direito de ficar de pé e falar com o presidente da Assembleia Legislativa sem ser assediada", afirmou a deputada.

"Eu sou uma deputada eleita com 53 mil votos, luto pelo direito das mulheres, luto contra o assédio. Só pelo fato de eu existir, eu mereço respeito. Eu tenho o direito de estar aqui sem ser apalpada”, ressaltou.

Em seguida, a deputada pede para que o presidente da Casa, o deputado Cauê Macris (PSDB), para que ele abra uma exceção no regimento interno e transmita o vídeo do assédio. Ele, no entanto, nega o pedido.

"Senhor presidente, é esta postura de omissão e de silêncio que faz com que o seu colega se sinta na liberdade de fazer o que ele fez comigo ontem”, respondeu a deputada.

Em nota divulgada nas redes sociais, o Cidadania, partido de Cury, disse que “exige as devidas explicações do parlamentar e encaminha o caso ao nosso Conselho de Ética, para que ouvido o representado, sejam tomadas providências cabíveis e efetivas. A legenda não tolera qualquer forma de assédio e atuará fortemente para que medidas definitivas sejam adotadas”.

Confira o discurso completo da deputada Isa Penna:

https://www.youtube.com/watch?v=OwoB4iKgwQA