Itamaraty chantageia e diz que não reconhece vitória de Evo Morales

Governo Bolsonaro apoia auditoria da OEA que pede 2º turno no país

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil afirmou nesta sexta-feira (24), através de suas redes sociais, que não reconhece a reeleição de Evo Morales, líder do Movimento ao Socialismo (MAS), na Bolívia. Em tuíte, o Itamaraty disse que apoia uma auditoria completa do primeiro turno proposta pela Organização dos Estados Americanos (OEA).

“Considerando-se as tratativas em curso entre a OEA e o governo da Bolívia para uma auditoria completa do primeiro turno das eleições naquele país, o Brasil não reconhecerá, neste momento, qualquer anúncio de resultado final”, afirmou.

Depois de cinco dias de apuração, Evo Morales foi oficialmente reeleito presidente da Bolívia na noite desta quinta-feira (24), configurando em vitória no primeiro turno.

Com 99,99% das urnas apuradas, Evo recebeu 47,07% dos votos, uma diferença superior a dez pontos percentuais em relação ao segundo colocado: Carlos Mesa obteve 36,51%. No entanto, a oposição continua questionando o resultado. O quarto mandato do presidente tem início em janeiro de 2020 e termina em dezembro de 2025.

Avatar de Redação

Redação

Direto da Redação da Revista Fórum.

Em 2021, escolha a Fórum.

Todos os dias Fórum publica de 80 a 100 matérias desde às 6h da manhã até à meia-noite. São 18h de textos inéditos feitos pela equipe de 10 jornalistas da redação e também por mais de três dezenas de colaboradores eventuais.

E ainda temos 3 programas diários no YouTube. O Fórum Café, com Cris Coghi e Plínio Teodoro, o Fórum Onze e Meia, com Dri Delorenzo e este editor, e o Jornal da Fórum, com Cynara Menezes. Além de vários outros programas semanais, como o Fórum Sindical, apresentado pela Maria Frô.

Tudo envolve custos. E é uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar neste ano, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

É fácil. Clique em apoiar e escolha a melhor forma de escolher a Fórum em 2021.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR