domingo, 20 set 2020
Publicidade

Ivan Valente cobra do Ministério da Saúde regulamentação da cannabis para fins medicinais

O uso medicinal da cannabis para tratar doenças como câncer cerebral, esquizofrenia, epilepsia, entre outros tem crescido no mundo. Nesse sentido o líder do PSOL Ivan Valente (PSL) pediu ao ministro da Saúde, Henrique Mandetta, detalhes sobre a regulamentação do cultivo de cannabis para fins medicinais.

No documento, o parlamentar indaga sobre os trabalhos do grupo de trabalho do Ministério criado para debater o tema, quais são os esforços da ANVISA para avançar na produção de medicamentos à base de cannabis, além de se há algum tipo de discussão para regulamentar pesquisas sobre a erva no Brasil.

No Brasil, o tema já foi objeto de deliberação da ANVISA, embora de forma limitada, por ocasião da autorização de importação de medicamentos que contém canabidiol (CBD) como substância ativa (RDC 17/2015).

“Como decorrência dessa orientação normativa, mais de 3000 famílias já obtiveram autorização para importar medicamentos que, no entanto, são comercializados por valores exorbitantes, inviáveis para a maior parte da população brasileira”, ressalta o parlamentar no documento.

Nossa sucursal em Brasília já está em ação. A Fórum é o primeiro veículo a contratar jornalistas a partir de financiamento coletivo. E para continuar o trabalho precisamos do seu apoio. Saiba mais.

George Marques
George Marques
Jornalista e Relações Públicas pela Faculdade JK de Brasília. É também especialista em comunicação pública e comunicação política no legislativo, tendo já sido indicado ao Prêmio Comunique-se de Jornalismo Político. Já trabalhou na cobertura de política para o site The Intercept Brasil e Metrópoles. É colunista da Fórum.