Jair Bolsonaro expõe vídeo em que jornalista humilha reitor da UFPel

O deputado bolsonarista Bibo Nunes, que também participou da entrevista, disse que entrará com representação contra o reitor

O presidente Jair Bolsonaro compartilhou em suas redes sociais, nesta quinta-feira (14), um vídeo que mostra o apresentador da Rádio Guaíba, de Porto Alegre, humilhando o reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pedro Curi Hallal. A entrevista foi ao ar na segunda-feira (11).

Pedro Hallal também é epidemiologista e coordenador da pesquisa nacional Epicovid, que acompanha o avanço do coronavírus no Brasil. Ele se tornou uma das principais fontes da TV Globo sobre o coronavírus.

No trecho da entrevista compartilhada pelo presidente, o apresentador Julio Ribeiro provoca o reitor sobre ele ter sido infectado com a Covid-19 em dezembro.

“O senhor foi um dos arautos do ‘fique em casa’. O senhor pegou Covid como?”, questionou o apresentador. Em seguida, Hallal responde que essa informação não é de interesse público.

“Essa informação é de cunho pessoal, não de interesse coletivo, muito menos seu. Muitas pessoas perderam a vida por Covid-19, 200 mil pessoas, infelizmente por uma falta de política de enfrentamento”, disse o reitor.

Ribeiro então insinua que Hallal não seguiu os protocolos da doença. “Não tem como avaliar se o senhor seguiu a política de enfrentamento, porque o senhor foi infectado pela Covid, né?”, ironizou o apresentador, encerrando a entrevista.

Na sequência, Ribeiro critica Hallal em conversa com o deputado bolsonarista Bibo Nunes (PSL-RS), que também participava da entrevista. “A ala ideológica que o professor representa queria ver o teste de Covid do presidente, queria saber tudo sobre a saúde do presidente, mas a dela é de foro íntimo”, ironizou Ribeiro.

Em outro trecho do programa, Bibo Nunes afirmou que vai entrar com uma representação na Controladoria-Geral da União contra o professor. Segundo o parlamentar, a ação terá como base um vídeo que teria sido publicado pelo docente.

“Eu vi um vídeo dele dizendo absurdos, dizendo que quem manda lá (na universidade) é ele, que a sociedade é dele e ninguém se mete, que o presidente da República é desprezível. Eu fiquei muito surpreso. Esse cidadão era ex-reitor da universidade? Reitor com essa postura?” acusou o parlamentar. “O que ele falou contra o presidente, como funcionário público, é gravíssimo. O senhor se meteu a ser galo, mas aqui há um bagual”, completou.

Avatar de Luisa Fragão

Luisa Fragão

Jornalista.

Em 2021, escolha a Fórum.

Todos os dias Fórum publica de 80 a 100 matérias desde às 6h da manhã até à meia-noite. São 18h de textos inéditos feitos pela equipe de 10 jornalistas da redação e também por mais de três dezenas de colaboradores eventuais.

E ainda temos 3 programas diários no YouTube. O Fórum Café, com Cris Coghi e Plínio Teodoro, o Fórum Onze e Meia, com Dri Delorenzo e este editor, e o Jornal da Fórum, com Cynara Menezes. Além de vários outros programas semanais, como o Fórum Sindical, apresentado pela Maria Frô.

Tudo envolve custos. E é uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar neste ano, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

É fácil. Clique em apoiar e escolha a melhor forma de escolher a Fórum em 2021.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR