Entrevista exclusiva com Lula
30 de julho de 2019, 22h02

Janaina Paschoal protocola impeachment contra Toffoli

O argumento do pedido de Janaina, protocolado nesta terça-feira (30) no Senado, é decisão de ministro do STF de suspender o andamento de processos que envolvam dados do Coaf; decisão do ministro beneficiou Flávio Bolsonaro

A deputada estadual Janaina Paschoal (PSL-SP) está se tornando uma especialista em pedidos de impeachment. Co-autora do pedido de afastamento da presidenta Dilma Roussef, junto com o jusrista Miguel Reale Junior, a advogada agora pede a saída de Dias Toffoli da presidência do Supremo Tribunal Federal (STF).

O argumento do pedido de Janaina, protocolado nesta terça-feira (30) no Senado, é decisão de ministro do STF de suspender o andamento de processos que envolvam dados produzidos por órgãos como Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf). A partir de agora, essas informações só podem ser utilizadas após uma autorização judicial.

A determinação de Toffoli favorece um correligionário de Janaína Paschoal. O filho do presidente Jair Bolsonaro, o senador Flávio Bolsonaro (PSL), teve suspensas as investigações contra ele que o acusavam de receber parte dos salários dos funcionários do seu gabinete quando ainda era deputado estadual. Apontado como o operador do esquema, Fabrício Queiroz, continua desaparecido.

Um dos trechos do texto de Janaina afirma que a decisão de Toffoli foi autoritária e fere a constituição. “Tal decisão monocrática, além de contrariar a Constituição Federal e diversas leis, trouxe contrariedade ao que foi estabelecido pelo Plenário do STF”.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum