Janaína Paschoal quer Bolsonaro de volta ao PSL: “seria bem recebido”

Deputada estadual paulista chegou a pedir a renúncia do presidente em março e o acusou de cometer crimes contra a saúde pública, mas mudou de opinião e agora defende seu retorno ao partido que o elegeu em 2018

Janaína Paschoal e Jair Bolsonaro (Arquivo)Créditos: Arquivo
Escrito en POLÍTICA el

Dias atrás, em uma live, o presidente Jair Bolsonaro disse que não descartaria uma reconciliação com o PSL, devido às dificuldades na criação do seu próprio partido, a Aliança Pelo Brasil. Neste sábado, a deputada estadual Janaína Paschoal (PSL-SP) respondeu o mandatário: “seria bem recebido”.

A reação é curiosa, pois em março, quando a pandemia apenas começava, a mesma parlamentar chegou a pedir a renúncia de Bolsonaro, em um discurso no plenário da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). Na ocasião, ela alegou que o governo teria cometido “crime contra a saúde pública, ao endossar as manifestações em meio ao surto do novo coronavírus”.

Bolsonaro deixou o PSL formalmente em novembro de 2019. Além de um possível retorno ao partido pelo qual foi eleito presidente em 2018, o presidente também disse estar considerando um convite de Roberto Jefferson, seu mais novo braço direito, para se filiar ao PTB.

“Vou conversar com o pessoal do PSL, que apesar de eu ter saído, ali tem uns 43, 44 parlamentares que conversam comigo. Tem uns 8 ali que não dá para conversar, tendo em vista o nível para onde conduziu a política, entrando na questão pessoal, me atacam pessoalmente (…) Mas a gente está conversando com o PSL também”, explicou.

O projeto de Bolsonaro de criar seu próprio partido, o Aliança Pelo Brasil, não se concretizou a tempo de poder participar das eleições municipais que acontecerão neste 2020, e talvez seja inclusive abandonado, razão pela qual o presidente busca alternativas, visando sua campanha de reeleição.