Jean Paul Prates critica liberação de vendas de refinarias pelo STF: "Esta política é uma estupidez"

Para Jean Paul, que concorre à prefeitura de Natal pelo PT, posicionamento do governo Bolsonaro em relação à privatização da Petrobras é "completamente ideológica"

Senador Jean Paul Prates (Divulgação)
Escrito en POLÍTICA el

O senador Jean Paul Prates, candidato do PT à prefeitura de Natal, criticou em entrevista ao Fórum Café desta segunda-feira (5), que, por 6 votos a 4, rejeitou uma ação cautelar apresentada pelo Senado Federal e pela Câmara dos Deputados que pedia a suspensão da venda de refinarias da Petrobras sem que houvesse aprovação no Congresso Nacional, atendendo interesses de Jair Bolsonaro e do ministro da Economia, Paulo Guedes.

"Quando você, por uma uma razão completamente ideológica, não tem uma razão técnica, mesmo quem fala de mercado - até mesmo para não falar que aqui é conversa de comunista - dentro de visão de mercado, de estratégia do Brasil, inserido no mercado internacional como grande produtor de petróleo, esta política é uma estupidez", disse Jean Paul, citando a interdependência e as especificidades de cada refinaria dentro da política de fornecimento de combustível da Petrobras.

O senador acredita que a decisão do STF pode ser revertida quando o mérito da ação for a julgamento - a decisão da corte diz respeito a uma liminar para não paralisar a venda das refinarias que já estão sendo privatizadas pelo governo.

"É urgente. Porque depois que comprarem uma refinaria livre de qualquer ônus, livre de tudo - que vai ser destacada do CNPJ da Petrobras -, ele vai dizer assim: oba, comprei uma refinaria livre. Eu posso parar de produzir para o pólo petroquímico se quiser, qualquer doideira dessa", diz Jean Paul, que alerta ainda pela enxurrada de pedidos de indenização que podem atingir o estado após a privatização.

Assista a partir de 50 minutos.

https://youtu.be/Mo0HpuXsA_U