Fórumcast, o podcast da Fórum
20 de setembro de 2019, 22h41

Jean Wyllys: Lula está preso mas continua eclipsando o coronel

Jean voltou a repercutir a entrevista que Lula concedeu à Fórum em um recado a Ciro Gomes, que recentemente atacou a filósofa Márcia Tiburi

Reprodução/Facebook

Depois de reagir à entrevista de Lula à Fórum com um “te amo” direcionado ao ex-presidente, o jornalista, professor universitário e escritor baiano, Jean Wyllys, voltou a repercutir as falas do petista, desta vez em uma crítica direcionada ao ex-ministro Ciro Gomes.

O editor da Fórum, Renato Rovai, fez a Lula uma pergunta enviada por Wyllys. O ex-deputado, então, disse em postagem na noite desta sexta-feira (20) que o recado enviado por Lula é o mesmo que tem a dar “a quem usa subalternos deslumbrados para me atacar após críticas necessárias à misoginia mal-disfarçada e ao falso-moralismo oportunista do sujeito que insultou Márcia Tiburi e a agenda política dos movimentos de minorias”.

O “sujeito que insultou Márcia Tiburi”, no caso, é Ciro Gomes (PDT). Em entrevista recente à BBC, em tom agressivo, Ciro disse que a filósofa faz “apologia do cu”.

“Lula está preso. Mas, de dentro da prisão, continua eclipsando o coronel incapaz, até agora, de se reinventar, covarde além de tudo, por usar terceiros dispostos a mentir e usar fake news para responder a críticas pertinentes que lhe fiz e lhe incomodaram (do contrário, ele e seu partido não teriam feito isso)”, escreveu Jean. 

Confira, abaixo, o trecho da entrevista em que Lula manda recado a Jean Wyllys. A íntegra da conversa pode ser conferida aqui.

Rovai – Presidente, eu tenho só mais uma pergunta para fazer porque já esgotou o nosso tempo. Então vou juntar duas. Vou fazer a pergunta do Jean [Wyllys] que está exilado. Ele pergunta o que o senhor tem a dizer sobre os setores de esquerda que insistem em menosprezar as misérias produzidas pelo racismo, homofobia e pelo machismo. E se essa esquerda do século XXI teria que abordar mais essas pautas. E a outra questão é sobre o movimento Direitos Já que foi lançado no Tuca, na PUC, que conta com gente do centro e do PSDB. O que o senhor acha deste movimento?

Lula – Aproveite se você puder mandar uma mensagem para o Jean Wyllys, diga que ele tem toda a minha solidariedade, que eu tenho um profundo respeito por ele e que o Brasil precisava de mais pessoas com a coragem dele. Eu acho que nem sempre a esquerda é avançada para defender determinados temas. Muitas vezes as pessoas preferem ficar no seu conforto e de bem com todo mundo. Eu acho que nós temos que lutar para garantir que as liberdades sejam liberdades de verdade. Não temer a liberdade. A pessoa neste país tem que ser o que é e ser respeitado. Por isso o meu carinho, admiração e respeito pelo Jean Wyllys.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum