Fórumcast, o podcast da Fórum
07 de março de 2018, 11h04

Joana Costa, do MST: “Vamos ocupar todas as áreas ligadas à corrupção”

A líder do MST falou com exclusividade à Fórum direto da Fazenda Esmeralda, que Joesley Batista diz ser de Temer

O MST ocupou a Fazenda Esmeralda, que fica entre Lucianópolis e Duartina-SP, na manhã desta quarta-feira (7). O local foi denunciado recentemente por Joesley Batista como sendo de propriedade de Michel Temer. A ação é coordenada pela dirigente do MST, Joana D’arc Costa e faz parte da Jornada Nacional das Mulheres, proposta pelo movimento em função do mês das mulheres.

A dirigente conversou com a Fórum de dentro da ocupação, onde está com cerca de 350 Sem Terras que reivindicam que a área, por ser adquirida através de corrupção, seja destinada à Reforma Agrária.

Joana Costa. Foto: MST

“As companheiras e os companheiros se comprometem a só sair da fazenda quando ela for decretada com fins para a Reforma Agrária. Esta e todas as outras fazendas da região que estiverem envolvidas com corrupção também serão reivindicadas pelo movimento. Esta ação de hoje se soma à Jornada Nacional das Mulheres.

Joana Costa lembrou que a Fazenda Esmeralda oficialmente pertence à empresa Argeplan, do amigo pessoal de Temer, João Batista Lima Filho, conhecido como Coronel Lima. Esta é a terceira vez que o MST ocupa o local.

“Nas duas primeiras ocupações, o nosso foco era de denúncia, que a terra tem um testa de ferro. Agora, com todo o desdobramento do golpe, nós estamos aqui sem dia para sair. As companheiras vão ficar até que o presidente do Incra, o Leonardo Góis, venha conversar conosco. O que nós queremos agora é desapropriar. Nós vamos reivindicar a área para o assentamento de famílias, para a produção de alimentos saudáveis, sem agrotóxicos, que é uma das bandeiras das mulheres rurais sem Terra”.

Joana lembrou ainda que o governo realizou vários cortes de verbas que seriam destinadas à reforma agrária e agricultura familiar. “Teve um corte de 80% na arrecadação de terras, de 80% na educação específica, a educação no campo, 12% de corte na assistência técnica, 60% de corte nos projetos que eram destinados para a agricultura familiar e não fez nenhum assentamento desde que tomou posse. Em 2017 nenhuma família foi assentada”, disse.

Fazenda Esmeralda

A ocupação da Fazenda Esmeralda. Foto: MST

Recentemente a imprensa divulgou que a fazenda foi citada nas delações de Ricardo Saud e Joesley Batista, em âmbito do inquérito que investiga MP dos Portos. Saud e Joesley relataram conversas com o Deputado Paulinho da Força (SD), onde este afirma que a Fazenda Esmeralda é de propriedade do presidente Michel Temer.

Oficialmente a Fazenda Esmeralda pertence a empresa Argeplan, do amigo pessoal de Temer, João Batista Lima Filho, o Coronel Lima. Há pouco tempo, Temer e Lima tiveram o afastamento de seus sigilos bancários e fiscais solicitados pelo ministro Luis Roberto Barroso, relator do inquérito no STF.

O ex-assessor de Temer, Rodrigo Rocha Loures, e outros dois ex-executivos da empresa Rodrimar, concessionária do porto de Santos, também tiveram seus sigilos quebrados.

A ação integra a Jornada Nacional de Luta das Mulheres Sem Terra. “Neste tempo de golpe, os índices de violência contra as mulheres crescem de maneira alarmante, e percebemos que isso ocorre junto com o ataque aos nossos direitos, que Temer, o congresso e judiciário tem orquestrado com o apoio da mídia”, afirma Costa.

 

 

 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum