João Vaccari Neto é absolvido pelo TRE da acusação de caixa 2

O ex-tesoureiro do PT foi beneficiado pela sentença que também absolveu o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, e Francisco Macena, tesoureiro na campanha de 2012

Foto: José Cruz/Agência Brasil
Escrito en POLÍTICA el

João Vaccari Neto, ex-tesoureiro do PT, foi absolvido pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) do crime de caixa 2, em sessão de julgamento, realizada nesta terça-feira (27).

Ele acabou sendo beneficiado pela sentença que também absolveu o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, e Francisco Macena, tesoureiro na campanha de 2012. Ambos foram considerados inocentes da mesma acusação.

O TRE-SP anulou na terça, sentença que havia condenado Vaccari por lavagem de dinheiro e associação criminosa, de acordo com informações do portal Migalhas.

Segundo a defesa do ex-tesoureiro, conduzida pelo criminalista Luiz Flávio Borges D’Urso, a denúncia foi oferecida em maio de 2018, imputando a Vaccari a conduta de falsidade ideológica.

Incompetente

O Ministério Público (MP) o tinha denunciado por crime eleitoral. O advogado explica que o juízo de 1º grau absolveu o ex-tesoureiro deste crime e que, mesmo tendo se declarado incompetente para análise de outros crimes, “surpreendentemente”, o condenou por lavagem de dinheiro e associação criminosa. Essas imputações não constavam na denúncia. Por isso, não houve chance de Vaccari se defender.

Agora, no julgamento do TRE, a sentença foi anulada e Vaccari, finalmente, foi absolvido.