Joaquim de Carvalho: Bolsonaro foi internado duas vezes por problemas gastrointestinais antes da facada

Meses antes da facada, o então candidato já havia sido internado e chegou a receber bençãos de um pastor para quem sofria de doenças no abdômen

Bolsonaro recebe benção de Michelle. Foto: Reprodução de vídeo
Escrito en POLÍTICA el

O presidente Jair Bolsonaro (PL) já apresentava problemas intestinais antes do episódio da facada, ocorrido em Juiz de Fora (MG), na véspera do Dia da Independência, no dia 6 de setembro de 2018, durante a campanha eleitoral, de acordo com o jornalista Joaquim de Carvalho.

No dia 7 de fevereiro do mesmo ano, o então candidato foi levado para uma clínica particular de Cascavel (PR), onde participava de atos de pré-campanha. Na ocasião, de acordo com a sua própria assessoria, ele teve problemas gastrointestinais.

Logo após, no dia 13 de abril, Bolsonaro passou mal no aeroporto de Boa Vista, Roraima, e foi levado para o Hospital Central do Exército, no Rio de Janeiro.

Benção para problemas intestinais

Outro detalhe curioso ocorreu logo depois, no dia 29 do mesmo mês. O então candidato esteve no evento Gideões Missionários da Última hora, em Blumenau. Lá, ele se levantou e recebeu orações de cura do pastor, que pediu pelas pessoas com doenças no abdômen. Nas imagens registradas em vídeo, Michelle e um homem de terno colocam a mão sobre a barriga de Bolsonaro.

Apesar disso, seus filhos e aliados continuam insistindo na tese de que as seguidas internações do presidente se devem à facada recebida por Adélio Bispo. O vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), por exemplo, publicou em seu Twitter, logo após o anúncio da internação do seu pai, nesta segunda-feira (3):

"A turma do ódio do bem ou ódio permitido invade mais uma publicação! Crer que a facada de antigo filiado do PSOL foi um fato isolado não é inocência.”

O jornalista Joaquim de Carvalho, autor do filme “Bolsonaro e Adélio - Uma Fakeada no Coração do Brasil”, fez longo texto no Brasil 247 desta terça-feira, em que detalha a farsa promovida pelos aliados do presidente.

Histórico conturbado

Veja abaixo o histórico intervenções cirúrgicas sofridas por Bolsonaro desde a facada recebida em 6 de setembro de 2018:

06/09/2018 – Na véspera do Dia da Independência, o então candidato a presidente leva uma facada, desferida por Adélio Bispo de Oliveira, no abdômen. O golpe perfurou seus intestinos e rompeu a artéria mesentérica, provocando uma severa hemorragia. Naquele dia, uma cirurgia de emergência salvou sua vida.

08/09/2018 – 48 horas após o incidente, uma nova intervenção cirúrgica foi realizada para reconstruir o trânsito intestinal do atual presidente e para colocação de uma bolsa de colostomia.

12/09/2018 – Nova cirurgia é realizada no Hospital Albert Einstein para a remoção de aderências no intestino e correção de uma fístula de sutura, resultante das primeiras intervenções.

28/01/2019 – Bolsonaro é submetido a novo procedimento, que visa à retirada da bolsa de colostomia instalada logo após o atentado.

08/09/2019 – O presidente é submetido a uma cirurgia para correção de uma hérnia abdominal, que é o deslocamento de um tecido intestinal por uma fresta ou cavidade da musculatura do abdômen.

25/09/2020 – Um procedimento um pouco mais simples, mas ainda assim invasivo, é realizado para extrair cálculos da bexiga de Jair Bolsonaro.

Notícias relacionadas