O que o brasileiro pensa?
10 de junho de 2020, 13h17

Joice Hasselmann responde a Carlos Bolsonaro com poema: “Carluxo, Carlixo, Carbicho”

A deputada postou versos de um suposto poeta cujo nome deriva de vários outros da língua portuguesa

Foto: Montagem/Reprodução

A deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP) reagiu, nesta quarta-feira (10), pelo Twitter, à postagem do vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) pedindo providências contra ela ao Supremo Tribunal Federal (STF), com um poema. Ela diz que “Carluxo tá nervoso. Não gostou da imagem de palhaço louco que publiquei para defini-lo”, e a seguir publica versos de um poeta indefinido.

O caso começou quando o filho do presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido-RJ) postou áudio com a suposta voz da deputada e uma imagem sua caracterizado como palhaço. Na legenda ele diz: “E aí @STF_oficial?! Vamos combater o ódio de certos parlamentares? São provas e não narrativas! Seria mais uma voz de Joice? Será?”.

“Pero Camões de Pessoa Vieira”

A seguir, Joice dedica ao ex-aliado um poema com o nome “Carluxo, Carlixo, Carbicho”, que ela credita a “Pero Camões de Pessoa Vieira”, nome criado a partir de vários poetas da língua portuguesa. Ao final, na assinatura, ela faz referência ao famoso poema de Manuel Bandeira, “Vou-me embora pra Pasárgada”, publicado no livro “Libertinagem”, de 1930, e assina com a data atual: “Pasárgada, junho de2020”.

Carluxo, Carlixo, Carbicho

O q és, senão a frágil sombra de um Nada?

Pobre de ti, criança perpétua, incapaz e vil:

Marionete eterna, de parvidez herdada

Com incurável mesquinhez d’um adulto infantil.

Nada serás além de todo esse Pouco,

Cretino escondido sob a máscara do Louco;

Espírito perturbado no corpo indeciso,

Alma miserável de psicopático sorriso,

Fera barulhenta, se abrigada no Aparelho,

Protegido e Contido nas grades do Palácio:

Mas Verme parasita perante o Espelho.

(Pero Camões de Pessoa Vieira, Pasárgada, Junho de 2020)


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum