Jornalista da CBN mente no Roda Viva ao dizer que Erundina saiu com 20% de aprovação do governo

Datafolha de 1992 e FGV relatam um índice superior de aprovação

Pedro Dias Leite (Reprodução/YouTube)
Escrito en POLÍTICA el

O diretor de jornalismo da CBN, Pedro Dias Leite, que participou da bancada de entrevistadores do Roda Viva na edição desta segunda-feira (23), utilizou um dado errado ao confrontar Guilherme Boulos (PSOL) sobre uma suposta baixa aprovação de Luiza Erundina após seu mandato na prefeitura de São Paulo.

O comentário de Pedro foi feito enquanto Boulos respondia a uma pergunta de outra jornalista, a editora-assistente de política do jornal Valor Econômico, Malu Delgado.

"A Luiza Erundina governou quatro anos com minoria na Câmara e deixou realizações incríveis em São Paulo", dizia o candidato à jornalista. Em seguida, Pedro corta a fala de Boulos para dizer que a ex-prefeita deixou o cargo com apenas 20% de aprovação, "muito mal avaliada", segundo ele.

Erundina foi prefeita da capital paulista entre 1989 e 1992. No seu último mês no cargo, segundo o Datafolha, 29% dos paulistanos consideravam sua gestão como ótima ou boa, enquanto 38% a avaliavam como ruim ou péssima.

https://twitter.com/Politica_Santos/status/1331062271636889603

O próprio Centro de Pesquisa e Documentação de História da Fundação Getúlio Vargas (FGV) relata uma aprovação de 29% de Luiza Erundina quando ela terminou o seu mandato na prefeitura de São Paulo, em dezembro de 1992.

Além disso, segundo a pesquisa Datafolha da época, 33% dos paulistanos responderam que a gestão de Erundina foi regular, classificação que também pode ser interpretada como uma aprovação à gestão da paraibana. Neste caso, a aprovação de Erundina totalizaria 62%.

https://www.youtube.com/watch?v=NraxnplBgAM