José Guimarães pede impeachment já: “Bolsonaro comanda a compra de vacinas”

“O Brasil vive uma encruzilhada histórica, não pode mais conviver com esse tipo de governo. O Congresso tem que elevar o tom. Todos precisam ir às ruas, a solução é o impeachment”, disse ainda o deputado

Foto: Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

O deputado federal José Guimarães (PT-CE) afirmou durante entrevista ao programa Fórum Onze e Meia que quem está de fato por trás das denúncias de compra ou não de vacinas é o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). “É preciso abrir um mutirão nacional pelo impeachment”, afirmou.

O deputado disse estar impressionado com o silêncio do Congresso. “O que está por trás disso é a corrosão do governo que, com base no que a CPI está apurando e o que a mídia vem denunciando – como essa de vocês da Fórum sobre a compra da vacina ConSino –, é preciso que a CPI não fique só num diagnóstico, na perplexidade.”

Para o deputado, a CPI deve identificar os responsáveis por isso, e quem tem responsabilidade é Bolsonaro. "Ele é quem comanda a compra ou a não compra de vacinas. Aos poucos, todo mundo percebe que o governo queria adquirir a vacina, mas não dentro da transparência, mas sim através de esquemas clandestinos para servir a outros interesses que não salvar vidas”, completou.

Para ele, “o que os irmãos Miranda falaram na CPI é muito grave, é tão grave que a CPI não pode parar. Ela tem que encaminhar as denúncias ao Ministério Público. E o Congresso não pode mais silenciar, tem que abrir o impeachment, para que os parlamentares se manifestem”.

Guimarães disse ainda que na próxima quarta-feira (30) haverá um “super ato” no Salão Verde da Câmara, quando será apresentado um superpedido de impeachment. “O Brasil vive uma encruzilhada histórica, não pode mais conviver com esse tipo de governo. O Congresso tem que elevar o tom. Todos precisam ir às ruas, a solução é o impeachment. É preciso que a Câmara abra o processo de impeachment”, afirmou.

Ao final da conversa, José Guimarães revelou que o projeto para o PT no Ceará é lançar o govenador Camilo Santana a candidato a uma vaga no Senado.