José Guimarães pede impeachment já: “Bolsonaro comanda a compra de vacinas”

“O Brasil vive uma encruzilhada histórica, não pode mais conviver com esse tipo de governo. O Congresso tem que elevar o tom. Todos precisam ir às ruas, a solução é o impeachment”, disse ainda o deputado

O deputado federal José Guimarães (PT-CE) afirmou durante entrevista ao programa Fórum Onze e Meia que quem está de fato por trás das denúncias de compra ou não de vacinas é o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). “É preciso abrir um mutirão nacional pelo impeachment”, afirmou.

O deputado disse estar impressionado com o silêncio do Congresso. “O que está por trás disso é a corrosão do governo que, com base no que a CPI está apurando e o que a mídia vem denunciando – como essa de vocês da Fórum sobre a compra da vacina ConSino –, é preciso que a CPI não fique só num diagnóstico, na perplexidade.”

Para o deputado, a CPI deve identificar os responsáveis por isso, e quem tem responsabilidade é Bolsonaro. “Ele é quem comanda a compra ou a não compra de vacinas. Aos poucos, todo mundo percebe que o governo queria adquirir a vacina, mas não dentro da transparência, mas sim através de esquemas clandestinos para servir a outros interesses que não salvar vidas”, completou.

Para ele, “o que os irmãos Miranda falaram na CPI é muito grave, é tão grave que a CPI não pode parar. Ela tem que encaminhar as denúncias ao Ministério Público. E o Congresso não pode mais silenciar, tem que abrir o impeachment, para que os parlamentares se manifestem”.

Guimarães disse ainda que na próxima quarta-feira (30) haverá um “super ato” no Salão Verde da Câmara, quando será apresentado um superpedido de impeachment. “O Brasil vive uma encruzilhada histórica, não pode mais conviver com esse tipo de governo. O Congresso tem que elevar o tom. Todos precisam ir às ruas, a solução é o impeachment. É preciso que a Câmara abra o processo de impeachment”, afirmou.

Ao final da conversa, José Guimarães revelou que o projeto para o PT no Ceará é lançar o govenador Camilo Santana a candidato a uma vaga no Senado.

Avatar de Julinho Bittencourt

Julinho Bittencourt

Jornalista, editor de Cultura da Fórum, cantor, compositor e violeiro com vários discos gravados, torcedor do Peixe, autor de peças e trilhas de teatro, ateu e devoto de São Gonçalo - o santo violeiro.

Você pode estar junto nesta luta

Fórum é um dos meios de comunicação mais importantes da história da mídia alternativa brasileira e latino-americana. Fazemos jornalismo há 20 anos com compromisso social. Nascemos no Fórum Social Mundial de 2001. Somos parte da resistência contra o neoliberalismo. Você pode fazer parte desta história apoiando nosso jornalismo.

APOIAR