José Serra e filha são denunciados por lavagem de dinheiro internacional e viram alvos de ação da PF

Senador do PSDB, que foi governador de São Paulo, e a filha, Verônica, são alvos de operação da Polícia Federal e da Lava Jato

José Serra e a filha, Verônica (Arquivo)
Escrito en POLÍTICA el

O senador e ex-governador de São Paulo, José Serra, e a filha, Verônica, são alvos de uma operação de busca e apreensão desencadeada pela Polícia Federal na manhã desta sexta-feira (3). A operação, que é chamada de "Revoada", cumpre oito mandados de busca e apreensão em São Paulo e no Rio de Janeiro.

José Serra e a filha, Verônica, foram denunciados por lavagem internacional de dinheiro pela força-tarefa da Lava Jato, que teria bloqueado uma conta do ex-governador tucano na Suíça. É a primeira vez que a Lava Jato desencadeia uma operação contra o braço político no estado de São Paulo, que é governador há décadas pelo PSDB.

Segundo informações divulgadas pelo Ministério Pu?blico Federal (MPF), na denu?ncia oferecida pela forc?a-tarefa Lava Jato de São Paulo, Jose? Serra, entre 2006 e 2007, valeu-se de seu cargo e de sua influe?ncia poli?tica para receber, da Odebrecht, pagamentos indevidos em troca de benefi?cios relacionados a?s obras do Rodoanel Sul.

Milho?es de reais teriam sido pagos pela empreiteira por meio de uma sofisticada rede de offshores no exterior, para que o real beneficia?rio dos valores na?o fosse detectado pelos o?rga?os de controle.

As investigac?o?es, conduzidas em desdobramento de outras frentes de trabalho da Lava Jato de SP, demonstraram que Jose? Amaro Pinto Ramos e Vero?nica Serra constitui?ram empresas no exterior, ocultando seus nomes, e por meio delas receberam os pagamentos que a Odebrecht destinou ao enta?o governador de Sa?o Paulo.

Ainda segundo o MPF, até agora, a força-tarefa já detectou que, no esquema envolvendo Odebrecht e José Serra, podem ter sido lavados dezenas de milhões de reais ao longo dos últimos anos. Com as provas colhidas até o momento, o MPF obteve autorização na Justiça Federal para o bloqueio de cerca de R$ 40 milhões em uma conta na Suíça.