Juiz decide manter prisão de Daniel Silveira após audiência de custódia

Agora cabe à Câmara dos Deputados definir se vai acompanhar ou contrariar o STF

Foto: Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados
Escrito en POLÍTICA el

O juiz Airton Vieira, auxiliar do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu pela manutenção da prisão em flagrante do deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) após a realização de audiência de custódia nesta quinta-feira (18).

Vieira definiu que não havia motivos para o relaxamento da prisão, como pleiteava a defesa do parlamentar, que teve detenção decretada na noite de terça-feira após fazer novos ataques a ministros do STF. A prisão foi decretada por Alexandre de Moraes e confirmada por unanimidade no plenário.

Agora cabe à Câmara dos Deputados deliberar sobre o tema, em votação aberta e nominal. A expectativa é pela confirmação da decisão do STF. Parlamentares de oposição ainda buscam a cassação do bolsonarista.

Prisão

O ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito das fake news no STF, apontou na decisão que determinou prisão em flagrante que Silveira atacou “frontalmente os Ministros do Supremo Tribunal Federal, por meio de diversas ameaças e ofensas à honra, expressamente propaga a adoção de medidas antidemocráticas contra o Supremo Tribunal Federal, defendendo o AI-5; inclusive com a substituição imediata de todos os Ministros, bem como instigando a adoção de medidas violentas contra a vida e segurança dos mesmos, em clara afronta aos princípios democráticos, republicanos e da separação de poderes”.

Em vídeo publicado horas antes da medida adotada por Moraes, Silveira atacava ministros da Corte e defendia o AI-5.

Com informações de O Globo e CNN Brasil