Juiz livra Sara Winter de acusação de ameaças contra Alexandre de Moraes

Tribunal do DF considerou que a ação movida pelo Ministério Público Federal contra a extremista não se centrava em “condutas efetivamente importantes para a sociedade”

Sara Winter (Reprodução/Twitter)
Escrito en POLÍTICA el

Uma decisão do juiz Francisco Codevila, da 15ª Vara Federal Criminal do Distrito Federal, determinou nesta quarta-feira (10) o arquivamento da denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal contra a militante de extrema-direita Sara Giromini, mais conhecida como Sara Winter.

A extremista é acusada de ameaçar e o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes, além de difundir mentiras sobre ele. O magistrado é relator do inquérito das fake news, no qual Winter está entre os principais investigados.

Em uma das declarações que sustentaram a denúncia do Ministério Público contra Sara Winter, ela diz que, se pudesse, “já estava na porta da casa dele (Moraes) convidando ele para trocar soco comigo. Juro por Deus, essa é minha vontade, eu queria trocar soco com esse f… da p…, com esse arrombado. Infelizmente eu não posso, ele mora lá em São Paulo, né? Pois você me aguarde, Alexandre de Moraes, o senhor nunca mais vai ter paz”.

No entanto, o juiz Codevila considerou que alega que tais ameaças poderiam ser resolvidas com “o mero direito de resposta ou indenização civil, ao invés de uma ação penal”.

A decisão também questiona se “é razoável retirar a liberdade de um indivíduo quando este, por sua conduta, atinge a honra de alguém? É evidente que não”.

“Tendo em conta as restrições financeiras do Estado e a carência de recursos humanos, as atividades de investigação, acusação e julgamento devem centrar-se nas condutas efetivamente impactantes para a sociedade, descartando-se os conflitos interpessoais passíveis devem ser resolvidos por vias menos onerosas”, sustentou Codevila, em sua decisão a favor de Sara Winter.