No rastro do óleo do Nordeste
08 de novembro de 2019, 15h34

Juiz que analisará pedido de liberdade de Lula foi convidado por Moro para Conselho de Política Penitenciária

A juíza substituta Carolina Lebbos, responsável por parte das ações envolvendo o ex-presidente, está de férias

Divulgação: Justiça Federal de São Paulo

O pedido de liberdade do ex-presidente Lula será analisado pelo juiz federal titular da 12ª Vara de Execuções Penais Danilo Pereira Júnior. A juíza substituta Carolina Lebbos, responsável por parte dos casos envolvendo o petista, está de férias. Vizinho da sala onde atuou o ex-juiz Sergio Moro, Danilo foi convidado por ele em março deste ano para o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária.

O juiz federal também tem atuado em casos da Operação Lava Jato. Afeito a tornozeleiras eletrônicas, o juiz federal disse recentemente ao ex-ministro Antonio Palocci, ao liberá-lo para o regime semiaberto, que “a liberdade está em suas pernas”, referindo-se ao equipamento de monitoramento eletrônico.

Em outra ocasião, em agosto deste ano, ele ameaçou a doleira e ex-namorada de Alberto Youssef, Nelma Kodama, que postou um vídeo retirando a tornozeleira eletrônica ao vivo nas redes sociais. O juiz classificou a atitude de Nelma como um “desserviço à sociedade brasileira”.

Danilo Pereira Júnior será o responsável por avaliar o pedido da defesa de Lula de soltura imediata do ex-presidente, preso político desde abril de 2018. “Não há o menor respaldo para que se mantenha Lula preso por mais uma hora sequer. Nunca houve, mas agora mais ainda. Qualquer ato protelatório dará contornos políticos a esta decisão”, defende o advogado do ex-presidente, Cristiano Zanin.

Com informações do O Globo.

 

Notícias relacionadas


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum