Juiz que substituiu Moro muda de ideia e determina envio do processo do Instituto Lula ao DF

Luiz Antonio Bonat havia suspendido, na terça (23), o envio dos processos contra o ex-presidente à Justiça federal de Brasília, horas depois de Moro ter sido declarado suspeito

Luiz Antonio Bonat - Foto: Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

O juiz Luiz Antonio Bonat, o mesmo que substituiu Sergio Moro na 13ª Vara Federal de Curitiba, mudou de ideia e resolveu retomar o envio ao Distrito Federal de um dos processos que investiga o ex-presidente Lula na Lava Jato.

Em despacho publicado nesta quinta-feira (25), Bonat determinou a remessa da ação que investiga doações ao Instituto Lula.

O juiz havia suspendido, na noite de terça (23), o envio dos processos contra o ex-presidente à Justiça federal do Distrito Federal (DF), horas depois de Moro ter sido declarado parcial e suspeito pela Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF).

No despacho desta quinta, Bonat destacou que mudou de ideia depois da comunicação formal da decisão do STF. Ele alegou entendimento de que era “desnecessária a interrupção da remessa dos autos”.

Acesso a documentos

Conforme a decisão, a ação penal referente ao terreno do Instituto Lula não foi enviada ainda ao Distrito Federal, porque a defesa do ex-presidente solicitou ao STF acesso a documentos referentes ao acordo de leniência da Odebrecht.

O ministro da corte, Ricardo Lewandowski, determinou que a defesa deve ter acesso a todo o material antes do envio da ação.

Com informações do G1