Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
26 de julho de 2018, 09h37

Jungmann disse que o Rio vive uma ‘metástase’ e os sintomas são sentidos na política e na polícia

Ele disse ainda que o crime organizado controla 830 comunidades da cidade, o que começa a ter uma projeção na política, no estado, nos órgãos de controle e nas polícias

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, disse que o crime organizado do Rio se assemelha a uma “metástase”, cujos sintomas são sentidos na política e na polícia. A frase surgiu ao comentar as investigações sobre o assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL) na tarde desta terça-feira (24).

O ministro ainda pediu “desculpas aos cariocas” pela comparação com a doença e concluiu com a promessa de que no final do ano a intervenção federal entregará um Rio melhor, mas ainda não “curado” dos seus últimos governos.

“Eu vou utilizar um termo forte e peço desculpas aos cariocas presentes. Eu gosto muito do Rio de Janeiro. Mas o Rio vive uma metástase. Quando o crime organizado controla 830 comunidades da cidade, ele começa a ter uma projeção na política, no estado, nos órgãos de controle e nas polícias”, disse.

Balanço da intervenção

O ministro também fez um balanço da situação da intervenção federal no Rio. Ele usou a expressão “um copo meio cheio, um copo meio vazio”, ao tratar dos resultados:

“Esses resultados são percebidos universalmente pela população carioca? Não. Mas os indicadores do ISP (Instituto de Segurança Pública) já começam a apresentar melhorias. Não são como nós gostaríamos de tão fundo que foi o poço. Mas ficará um legado ainda este ano, embora o período seja incipiente”, disse Jungmann.

Com informações do Estadão


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum