Justiça condena site bolsonarista a indenizar presidente da OAB em R$ 150 mil por fake news

Na decisão, a juíza responsável pelo caso diz que publicações possuem caráter "ofensivo e injurioso", especialmente as que afirmarem que Felipe Santo Cruz "causou a falência da OAB"

Felipe Santa Cruz - Foto: Divulgação
Escrito en POLÍTICA el

A Justiça do Rio de Janeiro condenou os donos do site bolsonarista "Jornal da Cidade Online" a indenizar o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, em R$ 150 mil por danos morais.

A juíza Sylvia Therezinha Hausen de Area Leão afirma na decisão que uma das notícias do site "induz os leitores a correlacionarem que o autor (Santa Cruz) se utiliza de meios fraudulentos para se apropriar de coisas alheias no exercício de sua função".

"Algumas delas (publicações) possuem caráter indubitavelmente ofensivo e injurioso, principalmente as que afirmam que o autor é de baixíssimo nível, que sua administração causou a falência da OAB e que o autor é um escroque", diz a juíza.

Na ação, Santa Cruz diz que os donos do site criaram textos para dizer que ele havia levado a OAB "à derrocada". Os acusados argumentaram que os conteúdos tinham apenas suas "opiniões jornalísticas".

Temas