Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
26 de janeiro de 2019, 09h57

Justiça determina bloqueio de R$ 1 bilhão da Vale para reparações e amparo às vítimas

O valor serve para que sejam promovidas as reparações e intervenções necessárias para que tragédias não se repitam

Foto: Reprodução

De acordo com informações do jornal O Tempo, o juiz Renan Chaves Carreira Machado determinou o bloqueio de R$ 1 bilhão da mineradora Vale para “imediato e efetivo amparo às vítimas e redução das consequências” do rompimento da barragem da Mina do Feijão, em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais.

Fórum precisa ter um jornalista em Brasília em 2019. Será que você pode nos ajudar nisso? Clique aqui e saiba mais

O magistrado ainda determinou que a empresa 1) apresente em até 48 horas relatório pormenorizado das medidas já adotadas; 2) siga os protocolos para desastres a fim de estancar o vazamento da barragem; 3) iniciar a remoção do volume de lama lançado com o rompimento; 4) realizar mapeamento do potencial de resiliência da área com a finalidade de se elaborar um plano de recomposição das áreas afetadas; 5) adotar medidas para evitar a contaminação de nascentes; e 6) controlar a proliferação de pragas e vetores de doenças.

O valor serve para que sejam promovidas as reparações e intervenções necessárias para que tragédias não se repitam, diz o advogado geral do Estado, Sérgio Pessoa

Questionado sobre o fato de a Vale, sócia da Samarco, empresa proprietária da barragem que rompeu em 2015 em Mariana, estar envolvida em outro desastre e o papel do Estado na redução de riscos ele diz que há “um movimento articulado com o poder Legislativo para se elaborar regras” que impeçam outros desastres.

Nesse sentido, o governo de Minas também deve atuar ao lado do Ministério Público de Minas Gerais, Ministério Público do Trabalho e Ministério Público Federal para adotar medidas que possam garantir o ressarcimento das vítimas da tragédia.

Agora que você chegou ao final desse texto e viu a importância da Fórum, que tal apoiar a criação da sucursal de Brasília? Clique aqui e saiba mais


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum