Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
19 de maio de 2019, 15h40

Justiça impõe derrota a delegada Erika Marena, amiga de Moro, e derruba censura a blog

A decisão comprova que notícias divulgadas pelo blog quando Érika coordenava a Operação Lava Jato são verdadeiras e estão calçadas em provas.As matérias teciam críticas aos vazamentos de informações e os atribuía à delegada

Erika Marena e Sergio Moro (Reprodução)

A 1ª Turma Recursal dos Juizados Especiais de Curitiba acolheu, por unanimidade, o voto da juíza Maria Fernanda Scheidemantel Nogara Ferreira da Costa e refez a sentença que condenou o blog do jornalista Marcelo Auler a pagar R$ 10 mil à delegada federal Erika Mialiki Marena, amiga de Sérgio Moro, que hoje chefia o Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional do Ministério da Justiça.

A decisão comprova que notícias divulgadas pelo blog quando Érika coordenava a Operação Lava Jato são verdadeiras e estão calçadas em provas. Dessa forma, foi suspensa em parte a censura imposta ao Blog, desde março de 2016, pelo 8º Juizado Especial Civil de Curitiba.

As matérias em questão teciam críticas aos vazamentos de informações na operação e os atribuía à delegada. A censura foi imposta depois que Erika ingressou com ação solicitando reparação pecuniária e a retirada das matérias pois elas representariam uma “ofensa” à sua honra. Desde 2016, quando foi proferida a decisão da Justiça paranaense, o blogue mantém uma tarja de “censurado” no topo de sua home.

Com a decisão, foram liberadas duas reportagens: Novo ministro Eugênio Aragão brigou contra e foi vítima dos vazamentos (16/03/2016) e Carta aberta ao ministro Eugênio Aragão (22/03/2016).

No entanto, mesmo com o entendimento já reafirmado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) de que não pode haver censura, o Blog continua censurado em outras reportagens por decisões judiciais.

Os leitores permanecem sem acesso às reportagens “Juíza perdeu jurisdição e haitianos visitaram filhos“; “Juíza do PR imita Trump e separa haitianos“; “PM mineira: extorsão, sequestro e tortura“; “PMs de MG torturam a céu aberto; de dia“; e “PM de MG na trilha da PM do Rio: e agora, Pimentel?”.

Leia o caso completo e acesse as reportagens liberadas pela Justiça no Blog do Auler


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum