Lado B | Edição Nº 13 - Animais em praias? Hino nas escolas e 'a boa notícia é que..."

Escrito en POLÍTICA el
Fique bem informado, conheça a newsletter da Fórum. Quem é #sóciofórum recebe a Lado B todos os dias pela manhã. Ainda não é sócio? Fique agora, clique aqui. Confira a edição enviada aos sócios 06h00 desta terça-feira (26). 
Se você ainda não pode ficar sócio, cadastre-se e receba gratuitamente por 15 dias. Clique aqui.

Exclusivas 

Animas em praias? Um assunto polêmico e que divide opiniões, a presença de animais domésticos em praias brasileiras virou tema de debate na Câmara dos Deputados. Militante da causa animal, a proposta (PL 1098/2019) foi apresentada em Brasília por Célio Studart (PV-CE) para autorizar a permanência, ao lado de seus acompanhantes, de animais domésticos em praias. Barragens paulistas Diversas organizações da sociedade civil, lideradas pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), realizaram uma audiência pública na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) sobre as barragens do estado (em torno de 7 mil).  Segundo o sociólogo Vinicius Sartorato, a maior preocupação é com a falta de transparência. "PT, PSOL, PCdoB e Rede anunciaram que pretendem coletar assinaturas para a abertura de uma CPI sobre o tema no estado". A boa notícia é que... Em sua coluna, Wilson Ferreira, do Cinegnose chama a atenção que "agora, repórteres da Globo repetem a expressão 'a boa notícia é que...': para encontrar alguma brecha de esperança no 'outro lado' das más notícias". Isso é fruto da atmosfera pesada desse início de ano que baixou nos telejornais: "Brumadinho, jovens atletas mortos no incêndio do CT do Flamengo, notícias diárias de feminicídios, câmeras nas ruas mostrando valentões armados disparando e matando em prosaicas brigas de trânsito ou simples disputa de vaga num estacionamento e seguranças matando pobres em supermercados. A grande mídia perdeu o controle do próprio monstro que criou..." Desinformação O colunista da Fórum Raphael Fagundes fala sobre como o "político se finge de burro para emburrecer o seu eleitor". "Foi assim ao afirmar que o PT era comunista. Ou quando se afirmou que o PT afundou o país, ou quando se acredita que o décimo terceiro salário é um benefício. Está sendo assim ao se dizer que a ajuda humanitária à Venezuela não tem interesses políticos; um país que sofre bloqueios econômicos dos mesmos países que hoje se dizem solidários", diz, alertando sobre o perigoso processo de desinformação.

De hoje

O ctrl+C / ctrl+V na sentença que condenou Lula Reportagem de Daniela Lima, na Folha de S.Paulo, mostra que a perícia comprovou que Gabriela Hardt usou o “mesmo arquivo” de Sergio Moro para escrever sentença de Lula. Em um dos "lapsos" de Hardt, peritos dizem que a juíza copiou trecho do caso do Guarujá na penúltima página de sua sentença, reproduzindo referência a um “apartamento”.

Ainda vale a pena....

Nesta seção destacamos matérias que circularam na Fórum durante o dia de ontem, mas que merecem ser lidas. Hino Nacional nas escolasMinistério da Educação encaminhou e-mail para escolas públicas e particulares do país, solicitando que as crianças sejam perfiladas para cantar o hino nacional e que o ato seja gravado em vídeo pelos diretores das instituições e enviado para o governo. Na mensagem, o ministro Ricardo Vélez Rodríguez pede para que seja lida às crianças uma carta assinada por ele que termina com o slogan do governo “Brasil acima de tudo. Deus acima de todos”. Crime de responsabilidade "Não é esse o tipo de pregação que cabe a um ministro de Educação", disse o deputado federal Marcelo Freixo (PSOL-RJ). Paulo Pimenta, líder do PT na Câmara, anunciou que a bancada, juntamente com o PSOL, vai entrar com uma ação popular na Justiça e uma representação na Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ministro."Nem a ditadura ousou impor esse tipo de medida absurda”, afirmou Pimenta. Arma de brinquedo A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado debaterá nos próximos dias o projeto de lei (PL 991/2019), que criminaliza o porte de arma de brinquedo ou réplica de arma de fogo usados como meio de intimidação ou prática de crime. A pena estipulada será de um a três anos de detenção. Saco de maldades O advogado previdenciário Sergio Pardal Freudenthal alerta sobre como a proposta de reforma da Previdência de Jair Bolsonaro 'desconstitucionaliza' as regras previdenciárias."Em 1988, tivemos grandes conquistas, conseguimos trazer para a Carta Magna o direito previdenciário", afirma. "Além de retirar a Previdência da Constituição, os cálculos são absurdos e a capitalização é outra grande mentira." Genocídio social Cid Benjamin, em artigo para a Fórum, diz que em nossa sempre desigual sociedade, a exclusão social está crescendo numa tal intensidade que uma enorme quantidade de pessoas está sendo jogada rapidamente no limite da sobrevivência. "Cada vez mais as ruas estão sendo a moradia de grupos inteiros, às vezes famílias, com pessoas de todas as idades", aponta. "Elas ocupam as vias públicas e sequer pedem esmolas, de tão derrotadas estão. Raramente cometem pequenos delitos, mesmo que passem fome." Roraima e a fronteira Brasil-Venezuela Mouzar Benedito conta sua viagem à região e a cidade de Pacaraima, em 2007, e relembra as experiências que vivenciou no local, hoje bastante presente nos noticiários. "Pelas imagens da TV, mostrando as encrencas ocorridas lá agora, vi que a cidade está inchada, com muita polícia, imigrantes venezuelanos sem emprego e jornalistas, mas as terras do Exército continuam intactas. Se o lugar era totalmente sem graça, piorou."

Da vizinhança

Nesta seção indicamos leituras de sites que fazem parte desta enorme galáxia da internet, como bem definiu Castells. Espionagem na Fiat Ao longo de um ano, o The Intercept buscou documentos na Itália e no Brasil e conversou com ex-funcionários da Fiat, sindicalistas e investigadores nos dois países para mostrar como a empresa italiana espionou funcionários brasileiros e colaborou com o sistema de repressão do governo militar em troca de informações sobre o movimento sindical.

Temas