Lado B | Edição Nº 21- Zé de Abreu: "Minhas prioridades são Lula livre e barrar a reforma da Previdência"

Escrito en POLÍTICA el
  Fique bem informado, conheça a newsletter da Fórum. Quem é #sóciofórum recebe a Lado B todos os dias pela manhã. Ainda não é sócio? Fique agora, clique aqui. Confira a edição enviada aos sócios 06h00 desta segunda-feira (11).    Se você ainda não pode ficar sócio, cadastre-se e receba gratuitamente por 15 dias. Clique aqui.

Exclusivas 

Zé de Abreu: "Minhas prioridades são Lula livre e barrar a reforma da Previdência" Em entrevista exclusiva ao jornalista Renato Rovai, o autoproclamado presidente do Brasil, Zé de Abreu, fala sobre sua ação inspirada no oposicionista venezuelano Juan Guaidó. A entrevista vai ao ar no programa Fórum Onze e Meia desta segunda-feira (11) no canal da Fórum no Youtube. Inscreva-se. Fim do carnaval marca retomada dos trabalhos no Congresso e desafio para Bolsonaro criar base O fim do carnaval e a retomada dos trabalhos no Congresso marcam um novo início de gestão para Jair Bolsonaro (PSL). Passado mais de dois meses desde a posse, o governo ainda não conseguiu sequer montar uma base de apoio sólida no parlamento. Pelo contrário, nesse meio tempo se mostrou competente para se meter em confusões ora provocada por seus ministros, ora pelo próprio presidente. Grupo antifascista fará ato contra viagem de Bolsonaro aos Estados Unidos Uma manifestação contra a presença de Jair Bolsonaro (PSC) em Washington, nos Estados Unidos, está sendo organizada por um grupo antifascista chamado “D.C. United Against Hate”. No dia 19, o presidente brasileiro se encontrará com Donald Trump. Cuba, democracia e participação popular O colunista da Fórum Cid Benjamin escreve sobre a democracia cubana. Ele viveu no país, onde trabalhou como engenheiro na Empresa de Confecciones Textiles. "Apontar Cuba como país não democrático, como é feito com frequência no Brasil, é uma injustiça. Lá, os projetos de lei mais importantes são amplamente debatidos pela população, antes de serem submetidos a referendo ou aprovados pelo Legislativo."

De hoje

Dória quer meio ambiente subordinado à Secretaria de Agricultura em SP Com foco no planalto - tanto no governo Jair Bolsonaro (PSL), quanto na cadeira que quer disputar em 2022 -, o governador João Doria (PSDB) planeja subordinar as ações ligadas ao meio ambiente à Secretaria  agricultura em São Paulo. As informações são de reportagem de Ana Carolina Amaral, na edição desta segunda-feira (11) da Folha de S.Paulo.

Ainda vale a pena....

Nesta seção destacamos matérias que circularam na Fórum durante o dia de ontem, mas que merecem ser lidas. Bolsonaro compartilha fake news com acusação a repórter do Estadão Jair Bolsonaro publicou um áudio atribuído à jornalista Constança Rezende do jornal O Estado de S. Paulo, onde afirma que ela “diz querer arruinar a vida de Flávio Bolsonaro e buscar o impeachment do presidente” e ataca a imprensa. No entanto, ela não diz isso. As frases distorcidas da gravação foram retiradas de uma conversa que ela teve em 23 de janeiro com uma pessoa que se apresentou como Alex MacAllister, suposto estudante interessado em fazer um estudo comparativo entre Donald Trump e Jair Bolsonaro. NYT: aliados de Guaidó incendiaram caminhões com “ajuda humanitária” Reportagem de Nicholas Casey, Christoph Koettl e Deborah Acosta, na edição deste domingo (10) do The New York Times, desmente a acusação do vice-presidente dos EUA, Mike Pence, que acusou as forças de Nicolás Maduro de queimar alimentos e remédios nos incêndios a caminhões que estariam levando “ajuda humanitária” à Venezuela. Segundo vídeos obtidos e analisados pelo jornal, um coquetel Molotov lançado por um manifestante aliado ao oposicionista Juan Guaidó foi o gatilho mais provável para o incêndio.

Da Vizinhança

Nesta seção indicamos leituras de sites que fazem parte desta enorme galáxia da internet, como bem definiu Castells.Em breve terá início a temporada de caça à Lava Jato, por Luis Nassif A campanha de ódio, que resultou na Lava Jato, teve três motivações. Uma delas, de ordem política, contra Lula e o PT. A segunda, a competição pelos “furos” da Lava Jato, em um episódio grotesco de antijornalismo, com todos os jornais comendo na mão dos procuradores e delegados, sem nenhum esforço de checar as informações. A terceira, indo a reboque da besta das ruas, o ódio dos leitores. Agora, o jogo começa a inverter.

Temas