Laura Carvalho: Colocaram a Petrobras no cálculo do “PIB Privado”

“Os investimentos das estatais (e.g. Petrobrás) ficaram dentro do tal PIB privado”, advertiu a autora de Valsa Brasileira

Após a Secretaria de Política Econômica (SPE) do ministério da Economia de Paulo Guedes inventar o PIB público e o PIB privado, a economista Lauro Carvalho aproveitou para dar o último empurrão no que já não parava em pé.

Ela lembrou que, apesar de só existir um PIB, o cálculo do governo de PIB privado “só exclui da Formação Bruta de Capital Fixo uma estimativa de investimentos da administração pública direta”.

Ou seja, “os investimentos das estatais (e.g. Petrobrás) ficaram dentro do tal PIB privado”, advertiu a autora de Valsa Brasileira.

“Obviamente só existe um PIB. Mas note que o cálculo deles de PIB privado só exclui da Formação Bruta de Capital Fixo uma estimativa de investimentos da administração pública direta. Os investimentos das estatais (e.g. Petrobrás) ficaram dentro do tal PIB privado.”

Avatar de Julinho Bittencourt

Julinho Bittencourt

Jornalista, editor de Cultura da Fórum, cantor, compositor e violeiro com vários discos gravados, torcedor do Peixe, autor de peças e trilhas de teatro, ateu e devoto de São Gonçalo - o santo violeiro.

Você pode estar junto nesta luta.

Fórum é um dos meios de comunicação mais importantes da história da mídia alternativa brasileira e latino-americana. Fazemos jornalismo há 20 anos com compromisso social. Nascemos no Fórum Social Mundial de 2001. Somos parte da resistência contra o neoliberalismo. Você pode fazer parte desta história apoiando nosso jornalismo.

APOIAR