Procurador da Lava Jato não lê e ratifica nomes errados ao reapresentar denúncia contra Lula

Na pressa de dar seguimento ao caso do sítio de Atibaia no Distrito Federal, Frederico de Carvalho Paiva citou nomes de denunciados no processo sobre o Instituto Lula. Defesa do ex-presidente já havia pedido suspeição do procurador

Frederico de Carvalho Paiva (Valter Campanato/Agência Brasil)
Escrito en POLÍTICA el

Na pressa de dar seguimento à ação sobre o caso do sítio de Atibaia na 12ª Vara Federal do Distrito Federal - depois que foi tirada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) da 13ª Vara de Curitiba por causa da parcialidade de Sergio Moro -, o procurador lavajatista Frederico de Carvalho Paiva, confundiu as denúncias e ratificou nomes errados.

Segundo informações divulgadas pelo site Consultor Jurídico, Paiva citou na denúncia do caso do sítio de Atibaia os nomes que foram denunciados em outro processo, sobre a sede do Instituto Lula.

Dessa forma, vários nomes citados na denúncia original, de Curitiba, no caso do sítio ficaram de fora, entre eles o do ex-presidente da OAS, José Adelmário Pinheiro Filho, o Leo Pinheiro, que mudou sua delação para que os procuradores da Lava Jato pudessem incriminar Lula.

Na denúncia, desde o começo, o MPF deixa claro que trata-se do processo relacionado ao sítio de Atibaia, mas a troca dos nomes mostra que na tentativa de incriminar Lula a qualquer custo, o procurador confundiu os casos.

Frederico de Carvalho Paiva já havia atuado no esvaziado caso da compra de caças suecos para a Aeronáutica. O caso está paralisado justamente porque a defesa de Lula pediu a suspeição dos procuradores.

Leia a íntegra da denúncia ratificada