Lewandowski dá até dez dias para que mensagens entre Moro e procuradores sejam entregues a Lula

O ministro, que confirmou através de perícia da PF a autenticidade das gravações, reiterou a ordem em despacho desta quinta-feira (31)

Foto: Ricardo Lewandowski (Supremo Tribunal Federal)Créditos: Reprodução/STF
Escrito en POLÍTICA el

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, deu o prazo de, no máximo, dez dias para que seja sejam entregues à defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva as mensagens trocadas entre procuradores do Paraná e o ex-juiz Sérgio Moro.

A defesa recorreu à Corte após não conseguir acesso aos documentos, que foram despachados para o Ministério Público Federal. O ministro reiterou a ordem em despacho desta quinta-feira (31/12): "reforço, assim, que a decisão proferida no dia 28/12/2020 deve ser cumprida independentemente de prévia intimação ou manifestação do MPF, sobretudo para impedir que venham a obstar ou dificultar o fornecimento dos elementos de prova cujo acesso o STF autorizou à defesa do reclamante", afirma

As mensagens trocadas entre procuradores foram vazadas ao site The Intercept Brasil e apreendidas durante a chamada operação "spoofing".

Autenticidade

Lewandowski confirmou a autenticidade das gravações na decisão. Em seu relatório, o ministro mostra que os dados apreendidos na “spoofing” foram devidamente periciados e tiveram sua autenticidade comprovada.

“Todos os dispositivos arrecadados foram submetidos a exames pelo Serviço de Perícias em Informática do Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal, que objetivaram a extração e análise do conteúdo do material, com a elaboração de Laudo Pericial de Informática Específico para cada item apreendido”, diz o relatório.

Com informações do Conjur