Líder da Minoria, José Guimarães exige esclarecimentos sobre concessões de armas no país

“O governo estimula a população a resolver suas questões usando armamento e ainda facilita o acesso”, afirma o deputado federal pelo PT do Ceará

O líder da Minoria na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), protocolou, nesta terça-feira (12), o Requerimento de Informações nº 9/2021, em que solicita dados sobre licenças concedidas para o uso de armas de fogo no Brasil.

Direcionado ao ministro da Defesa, Fernando Azevedo, o documento pede informações, como o total de armas de fogo no país e requisitos para aquisição, além de questionar por qual motivo os dados divulgados no último 11 de janeiro não trazem o total de licenças concedidas pelo ministério.

Sob Bolsonaro e em plena pandemia, o Brasil fechou 2020 com recorde de 180 mil novas armas de fogo, aumento de 91%. Segundo Guimarães, além de alarmante, o dado é revelador sobre a forma como o governo compreende a proteção à vida.

“É inaceitável que o número de concessões de licença tenha aumentado. O governo estimula a população a resolver suas questões usando armamento e ainda facilita o acesso. Uma afronta à preservação da vida preconizada em nossa Constituição”, afirma de deputado.

Leia aqui a íntegra do RIC nº 9/2021.

Avatar de Lucas Vasques

Lucas Vasques

Jornalista e redator da Revista Fórum.

Você pode estar junto nesta luta

Fórum é um dos meios de comunicação mais importantes da história da mídia alternativa brasileira e latino-americana. Fazemos jornalismo há 20 anos com compromisso social. Nascemos no Fórum Social Mundial de 2001. Somos parte da resistência contra o neoliberalismo. Você pode fazer parte desta história apoiando nosso jornalismo.

APOIAR