Líder da Minoria, José Guimarães exige esclarecimentos sobre concessões de armas no país

“O governo estimula a população a resolver suas questões usando armamento e ainda facilita o acesso”, afirma o deputado federal pelo PT do Ceará

O líder da Minoria na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), protocolou, nesta terça-feira (12), o Requerimento de Informações nº 9/2021, em que solicita dados sobre licenças concedidas para o uso de armas de fogo no Brasil.

Direcionado ao ministro da Defesa, Fernando Azevedo, o documento pede informações, como o total de armas de fogo no país e requisitos para aquisição, além de questionar por qual motivo os dados divulgados no último 11 de janeiro não trazem o total de licenças concedidas pelo ministério.

Sob Bolsonaro e em plena pandemia, o Brasil fechou 2020 com recorde de 180 mil novas armas de fogo, aumento de 91%. Segundo Guimarães, além de alarmante, o dado é revelador sobre a forma como o governo compreende a proteção à vida.

“É inaceitável que o número de concessões de licença tenha aumentado. O governo estimula a população a resolver suas questões usando armamento e ainda facilita o acesso. Uma afronta à preservação da vida preconizada em nossa Constituição”, afirma de deputado.

Leia aqui a íntegra do RIC nº 9/2021.

Avatar de Lucas Vasques

Lucas Vasques

Jornalista e redator da Revista Fórum.

Em 2021, escolha a Fórum.

Todos os dias Fórum publica de 80 a 100 matérias desde às 6h da manhã até à meia-noite. São 18h de textos inéditos feitos pela equipe de 10 jornalistas da redação e também por mais de três dezenas de colaboradores eventuais.

E ainda temos 3 programas diários no YouTube. O Fórum Café, com Cris Coghi e Plínio Teodoro, o Fórum Onze e Meia, com Dri Delorenzo e este editor, e o Jornal da Fórum, com Cynara Menezes. Além de vários outros programas semanais, como o Fórum Sindical, apresentado pela Maria Frô.

Tudo envolve custos. E é uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar neste ano, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

É fácil. Clique em apoiar e escolha a melhor forma de escolher a Fórum em 2021.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR