Líder do Cidadania no Senado entra com pedido para que CPI da Covid investigue também prefeitos e governadores

Alessandro Vieira, ao fazer o pedido, atende a Jair Bolsonaro, que é o principal alvo da CPI, chegou a afrontar o STF por determinar a investigação e foge da responsabilidade pela situação do país ao culpar gestores municipais e estaduais

Jair Bolsonaro e o senador Alessandro Vieira (Reprodução)
Escrito en POLÍTICA el

O líder do Cidadania no Senado, Alessandro Vieira (SE), protocolou neste sábado (10) um requerimento para que a mesa diretora da casa legislativa amplie a CPI da Covid para investigar, além da omissão do governo federal no combate à pandemia, a responsabilidade de prefeitos e governadores.

"Garantimos a abertura da CPI da Covid e agora apresentamos o pedido para ampliar o seu escopo, incluindo os atos praticados por governadores, prefeitos e outros agentes administrativos. É preciso apurar a verdade em todas as esferas. Quem não deve não teme!", anunciou Vieira através de suas redes sociais.

https://twitter.com/Sen_Alessandro/status/1380975825659514886

A instalação da CPI da Covid, que tem Jair Bolsonaro como principal alvo, foi determinada pelo ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), que acatou liminar em favor do requerimento assinado por 30 senadores pedindo a abertura da investigação. O titular do Planalto reagiu afrontando o ministro, afirmando que o "falta coragem moral e sobra ativismo judicial”, atitude que, para a oposição no Congresso, configura crime de responsabilidade. A fala de Bolsonaro contra Barroso também provocou uma reação em outros ministros do STF, como Fux, Alexandre de Moraes e Marco Aurélio Mello, que condenaram a postura do chefe do Executivo.

Em meio à tentativa de Bolsonaro de tumultuar a instalação da CPI, o presidente do STF, ministro Luiz Fux, marcou para a próxima quarta-feira (14) o julgamento em plenário da liminar de Barroso determinando a abertura da investigação.

Ao fazer o pedido para que a CPI investigue também prefeitos e governadores, o senador Alessandro Vieira atende a Bolsonaro, que tem afirmado que se for para instalar CPI, que se investigue "todo mundo". A narrativa do presidente, usada para se isentar da responsabilidade diante da péssima condução do enfrentamento à pandemia, é que a culpa pela grave situação do país seria de gestores municipais e estaduais que, segundo ele, têm desviado repasses do governo federal para o combate à Covid.

Para o jornalista Reinaldo Azevedo, o objetivo de Vieira ao solicitar a ampliação da investigação é "destruir" a CPI. "Quer incluir, além do governo federal, 27 unidades da federação e 5.570 municípios. É piada. CPI tem de ter fato determinado. Planalto já anda operando", escreveu Azevedo.

https://twitter.com/reinaldoazevedo/status/1380975539658309635