Lira diz que pode levar PEC do voto impresso para o plenário

Presidente da Câmara minimizou comissão especial, que deve derrotar proposta defendida por Bolsonaro

Arthur Lira - Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Escrito en POLÍTICA el

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), sinalizou nesta quinta-feira (5) que pode colocar em votação no plenário o relatório do deputado bolsonarista Filipe Barros (PSL-PR) sobre a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) do voto impresso, uma das obsessões de Jair Bolsonaro. A PEC possui uma comissão especial para debater o tema, onde o bolsonarismo deve ser derrotado.

“As comissões especiais não são terminativas, são opinativas, então sugerem o texto, mas qualquer recurso ao Plenário pode ser feito”, disse Lira sobre a PEC do voto impresso.

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente Jair Bolsonaro, tem se mobilizado para fazer com que a PEC saia da comissão e vá direto para o plenário. Além disso, o parlamentar pretende garantir que o texto seja votado por todos os deputados mesmo que haja rejeição no colegiado especial - uma manobra que não é muito comum.

O relator do projeto, o deputado bolsonarista Filipe Barros (PSL-PR), protocolou na quarta-feira (4) um novo parecer a respeito da medida. Entre as mudanças está o esvaziamento da Justiça Eleitoral.

O texto de Barros determina que investigações sobre o processo de votação devem ser conduzidas de maneira “independente” da autoridade eleitoral e que esse trabalho fica sob responsabilidade da “Polícia Federal, sendo a Justiça Federal de primeira instância do local da investigação o foro competente para processamento e julgamento, vedado segredo de justiça”.

Essas mudanças acontecem no momento em que o Tribunal Superior Eleitoral e o Supremo Tribunal Federal reagem contra os ataques de Bolsonaro ao sistema eleitoral.

Com informações da Agência Câmara