Fórumcast, o podcast da Fórum
09 de janeiro de 2018, 08h32

Livro sobre processo de Lula já está disponível em inglês. Baixe aqui

“Comentários a uma sentença anunciada: o Processo Lula” é talvez o mais importante documento jurídico publicado no Brasil em décadas. Sobre a sentença do “Caso do Triplex”, o livro é uma espécie de Carta Compromisso com a Cidadania, a Democracia e o Estado de Direito.

“Comentários a uma sentença anunciada: o Processo Lula” é talvez o mais importante documento jurídico publicado no Brasil em décadas. Sobre a sentença do “Caso do Triplex”, o livro é uma espécie de Carta Compromisso com a Cidadania, a Democracia e o Estado de Direito.

Da Redação

O livro “Comentários a uma sentença anunciada: o processo Lula”, organizado por Carol Proner, Gisele Cittadino, Gisele Ricobom e João Ricardo W. Dornelles já está disponível em inglês no site da Clacso (Conselho Latinoamericano de Ciências Sociais).

Ajude a Fórum a fazer a cobertura do julgamento do Lula. Clique aqui e saiba mais.

A versão em espanhol está em fase de elaboração.

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, texto

O Livro

“Comentários a uma sentença anunciada: o Processo Lula” é talvez o mais importante documento jurídico publicado no Brasil em décadas. A presente coletânea de artigos nasceu de um movimento espontâneo e bastante significativo de juristas brasileiros que examinaram cuidadosamente a sentença proferida no âmbito do processo que tramitou na 13ª Vara Federal de Curitiba, no caso que ficou conhecido na mídia como o do “tríplex do Guarujá”.

Veja também:  O Brasil continua preso em Curitiba

Para além do caráter inédito da condenação criminal de um ex-Presidente da República em circunstâncias políticas em tese não comparáveis às das ditaduras brasileiras do século passado, a sentença, que em larga medida era aguardada como desfecho não surpreendente deste processo criminal, provocou imediata reação entre os que a leram comprometidos unicamente com o propósito de tentar entender os motivos pelos quais Luiz Inácio Lula da Silva está sendo punido pela prática dos crimes de corrupção passiva e lavagem de ativos de origem ilícita.

A certeza da condenação era fato. Admiradores e opositores do ex-presidente sabiam que não haveria outro veredito. A dúvida residia em conhecer as razões da condenação, exigência normativa da Constituição de 1988 que, pelas inevitáveis repercussões políticas do mencionado processo, mostraram o acerto do Constituinte de 1987-1988 ao elevar a fundamentação das decisões ao patamar de garantia constitucional do processo.

A probabilidade de condenação do ex-presidente Lula e a sua confirmação são muito mais do que meras convicções de um processo bastante problemático sob qualquer ângulo. O leitor tem consigo mais do que a obra de cento e vinte e um autores, retratada em cento e três artigos que submetem todos os aspectos da longa sentença ao criterioso exame que a ciência penal, o direito constitucional e outras áreas do saber consideram fundamentais para afirmar o Estado de Direito no Brasil.

Veja também:  "Ser chamado de 'vagabundo' pelo partido do Queiroz é quase uma honra", desabafa Glenn

“Comentários a uma sentença anunciada: o Processo Lula” é uma espécie de Carta Compromisso com a Cidadania, a Democracia e o Estado de Direito.

Sobre o livro, Carol Proner, uma de suas organizadoras, diz:

“Porque é Lawfare, porque é o mau uso do direito para fins de perseguição política, porque é um processo sumamente injusto, porque é excepcional e escandaloso o processo contra Lula, por tudo isso, vale a pena reler Comentários a uma Sentença Anunciada, que pode ser baixado em inglês, do site da Clacso.”


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum