Fórumcast, o podcast da Fórum
19 de setembro de 2019, 23h27

Luiza Erundina dispara contra “obscurantismo” do governo e é vaiada no Prêmio Congresso Em Foco

Luiza Erundina (PSOL-SP) se tornou a primeira parlamentar a ser premiada em todas as edições do Prêmio Congresso Em Foco; ao discursar em defesa da democracia e contra o "obscurantismo" do governo Bolsonaro, no entanto, foi vaiada por bolsonaristas; assista

Reprodução/Twitter

A deputada federal Luiza Erundina (PSOL-SP) se tornou, na noite desta quinta-feira (19), a única parlamentar a ser premiada em todas as edições do Prêmio Congresso em Foco, considerada a mais importante premiação de congressistas do país. Ela ficou entre os 10 melhores deputados na votação popular e, no alto dos seus 84 anos, fez um contundente discurso contra a censura e o “obscurantismo” do governo Bolsonaro.

“Lamentavelmente vivemos tempos obscuros em nosso país, onde se convive com as mais odiosas formas de censura e afronta à liberdade de expressão, à livre manifestação do pensamento, das artes, da cultura e que, sem dúvida nenhuma, atenta contra a democracia e o Estado Democrático de Direito. É intolerável, sobretudo, aos que resistiram ao longo período da ditadura militar, marcado por arbitrariedades e graves violações aos direitos e à dignidade humana, conviver e assistira à escalada autoritária promovida por esse governo obscurantista”, disse, sob aplausos de seus colegas de bancada e outros parlamentares.

As vaias de deputados e assessores bolsonaristas, no entanto, se sobressaíram aos aplausos. “Sintomático. A deputada Luiza Erundina foi vaiada no Prêmio Congresso em Foco ao manifestar-se contra a censura, pela liberdade de expressão e contra a ditadura militar enaltecida por Bolsonaro. Sintomas de um Brasil doente”, relatou o jornalista George Marques, correspondente da Fórum em Brasília, que estava presente no evento.

Assista ao discurso de Erundina.

Outras premiações 

No voto do público, a deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP) ficou em primeiro lugar. O segundo lugar ficou com Marcelo Freixo (PSOL-RJ).

Paulo Paim (PT-RS) foi escolhido por jornalistas como melhor senador, enquanto Alessandro Molon (PSB-RJ) faturou o título de melhor deputado federal na votação da imprensa.

O júri do Congresso em Foco ainda premiou o deputado Rodrigo Agostinho (PSB-SP) na categoria Clima e Sustentabilidade, o senador Jorginho Mello (PL-SC) na categoria valorização dos Bancos Públicos e o deputado Marcel Van Hatten (Novo-RS) em apoio ao empreendedorismo.

O PSL de Bolsonaro ainda levou outras categorias no voto popular com o senador Major Olímpio (PSL-SP) em Clima e Sustentabilidade e com a deputada Bia Kicis (PSL-SP), em empreendedorismo, enquanto o Podemos ganhou em Bancos Públicos com o senador Álvaro Dias (Podemos-PR).

 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum