PT e PSB tentam articular chapa com Lula e Alckmin para 2022, diz colunista

Uma das principais dificuldades seria convencer ambos de que a união daria certo não somente para as eleições, mas também para governar

Foto: Divulgação e Ricardo Stuckert/Montagem
Escrito en POLÍTICA el

Conversas que já acontecem há algum tempo e se intensificaram nas últimas semanas tentam viabilizar uma chapa que una Lula como candidato a presidente da República e o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin como vice para as eleições de 2022.

Segunda a coluna de Mônica Bergamo, na "Folha de S. Paulo", a costura está sendo feita por lideranças do PT e do PSB.

Os petistas afirmam que, apesar das diferenças históricas com os tucanos na área econômica, Alckmin é o último remanescente do PSDB histórico, de Mário Covas e de Franco Montoro: apegado a valores democráticos e com olhar generoso em relação aos problemas sociais do Brasil.

Uma das principais dificuldades, porém, seria justamente convencer Alckmin e Lula de que a chapa poderia funcionar. E não apenas para ganhar as eleições, mas também para governar.

Depois disso, ambos os partidos teriam que chegar a um acordo para que o PT formalizasse uma aliança com o PSB e guardasse a vaga de vice-presidente para o partido. Alckmin então assinaria a ficha de filiação à legenda socialista e seria lançado candidato

Alckmin, porém, já está em conversas avançadas com outras legendas, como o PSD de Gilberto Kassab, que o convidou para entrar na legenda e ser candidato a governador de SP. O PT ainda não decidiu sobre a vaga de vice.