Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
31 de julho de 2018, 10h12

Lula assume a liderança no Facebook em engajamento

O total de curtidas, reações, compartilhamentos e comentários em postagens com a página LulaOficial fechou acima da marca dos 15 milhões em julho - crescimento de 12% de Lula nas redes sociais em relação a maio de 2018

De acordo com levantamento feito pela AJA Solutions, o engajamento do ex-presidente Lula no Facebook, e nas redes sociais como um todo, vem crescendo desde maio. O total de curtidas, reações, compartilhamentos e comentários em postagens com a página LulaOficial fechou acima da marca dos 15 milhões em julho – crescimento de 12% em relação a maio de 2018.

Na comparação, o deputado Jair Bolsonaro, candidato à presidência do PSL, vem perdendo a guerra da comunicação no Facebook. Em maio, Bolsonaro tinha mais engajamento que Lula, mas a perda de ritmo lhe tirou a liderança. Em julho, Bolsonaro registrou 4,5 milhões de interações no Facebook, mais de 1 milhão a menos do que a página do ex-presidente.

Lula fechou o mês com uma fatia de 16,9% de relevância e visibilidade (R&V) no Twitter, pouco maior que a do fim de junho (16%). Já Bolsonaro recuperou sua fatia de (R&V) na terceira semana de julho, que voltou a cair entre 20-27 julho (27%), mas ainda está acima do que era no fim de junho (22%).

As métricas indicam aumento da visibilidade de outros candidatos, acabando por dividir a atenção dos internautas. A limpeza de perfis falsos e inativos feita pelo Twitter afetou todos os candidatos. Ainda assim, Lula fechou julho com 20,5 mil seguidores a mais, enquanto Bolsonaro obteve apenas 240 a mais – num ambiente mais “limpo”, aumento de seguidores significa mais qualidade da audiência. O número de seguidores não significa eleitores, porque as pessoas podem seguir por curiosidade ou estratégia, por exemplo, mas o seu aumento significa que mais pessoas estão interessadas na mensagem do candidato.

Entre os demais políticos que tem boas posições nas pesquisas de intenção de voto, Marina Silva (Rede) teve o melhor desempenho no Facebook na comparação com Geraldo Alckmin (PSDB) e Ciro Gomes (PDT). O engajamento com o perfil dela cresceu 154% entre maio e julho, mas ainda assim, o total de curtidas, reações, compartilhamentos e comentários ficou em modestos 653 mil em julho.

Com informações do site Os divergentes


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum