Lula assume a liderança no Facebook em engajamento

O total de curtidas, reações, compartilhamentos e comentários em postagens com a página LulaOficial fechou acima da marca dos 15 milhões em julho - crescimento de 12% de Lula nas redes sociais em relação a maio de 2018

Lula. (Foto: Reprodução/Facebook Lula)Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el
De acordo com levantamento feito pela AJA Solutions, o engajamento do ex-presidente Lula no Facebook, e nas redes sociais como um todo, vem crescendo desde maio. O total de curtidas, reações, compartilhamentos e comentários em postagens com a página LulaOficial fechou acima da marca dos 15 milhões em julho - crescimento de 12% em relação a maio de 2018. Na comparação, o deputado Jair Bolsonaro, candidato à presidência do PSL, vem perdendo a guerra da comunicação no Facebook. Em maio, Bolsonaro tinha mais engajamento que Lula, mas a perda de ritmo lhe tirou a liderança. Em julho, Bolsonaro registrou 4,5 milhões de interações no Facebook, mais de 1 milhão a menos do que a página do ex-presidente. Lula fechou o mês com uma fatia de 16,9% de relevância e visibilidade (R&V) no Twitter, pouco maior que a do fim de junho (16%). Já Bolsonaro recuperou sua fatia de (R&V) na terceira semana de julho, que voltou a cair entre 20-27 julho (27%), mas ainda está acima do que era no fim de junho (22%). As métricas indicam aumento da visibilidade de outros candidatos, acabando por dividir a atenção dos internautas. A limpeza de perfis falsos e inativos feita pelo Twitter afetou todos os candidatos. Ainda assim, Lula fechou julho com 20,5 mil seguidores a mais, enquanto Bolsonaro obteve apenas 240 a mais - num ambiente mais “limpo”, aumento de seguidores significa mais qualidade da audiência. O número de seguidores não significa eleitores, porque as pessoas podem seguir por curiosidade ou estratégia, por exemplo, mas o seu aumento significa que mais pessoas estão interessadas na mensagem do candidato. Entre os demais políticos que tem boas posições nas pesquisas de intenção de voto, Marina Silva (Rede) teve o melhor desempenho no Facebook na comparação com Geraldo Alckmin (PSDB) e Ciro Gomes (PDT). O engajamento com o perfil dela cresceu 154% entre maio e julho, mas ainda assim, o total de curtidas, reações, compartilhamentos e comentários ficou em modestos 653 mil em julho. Com informações do site Os divergentes