Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
09 de janeiro de 2020, 14h24

Lula: Bolsonaro mentiu sobre acordo nuclear enquanto assistia live de Trump

Nas redes sociais, Bolsonaro divulgou fake news dizendo que Lula, "enquanto presidente da República, esteve no Irã e lá defendeu que aquele regime pudesse enriquecer urânio acima de 20%"

Bolsonaro assistindo Trump e Lula (Montagem)

O ex-presidente Lula, por meio de nota divulgada nesta quinta-feira (9) em seu site, desmentiu uma declaração de Jair Bolsonaro sobre o acordo nuclear proposto pelo governo petista em relação ao Irã.

Em live após assistir o pronunciamento do presidente estadunidense Donald Trump, Bolsonaro afirmou que “o senhor Luis Inácio Lula da Silva, enquanto presidente da República, esteve no Irã e lá defendeu que aquele regime pudesse enriquecer urânio acima de 20%, que seria para fim pacífico (SIC)”.

Na nota, Lula divulga reportagem da BBC sobre o chamado Acordo de Teerã, “fechado em 2010 é considerado até hoje como o melhor acordo nuclear já feito com o Irã”.

“O próprio Obama escreveu uma carta dizendo expressamente que as condições conseguidas na negociação fechada pelo Brasil e pela Turquia eram as ideais”, diz o texto.

Segundo Lula, a declaração de Bolsonaro é uma mentira facilmente desmentida com uma simples busca no Google.

“Hoje, em uma live de apoio aos Estados Unidos, o presidente Jair Bolsonaro mente. Em entrevista, Bolsonaro disse que Luiz Inácio Lula da Silva, enquanto presidente da República, ele esteve no Irã, e defendeu que aquele regime pudesse enriquecer urânio acima de 20%”. Isso jamais existiu. A mentira, reproduzida pelos meios de comunicação, é facilmente desmascarada com uma simples busca no Google”, diz a nota.

Tentando corroborar sua declaração mentirosa, Bolsonaro divulgou em suas redes sociais nesta quinta-feira (9) uma foto de Lula ao lado do ex-presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, com a manchete do jornal O Globo que diz que “Lula defende democracia e direito do Irã a desenvolver energia nuclear”, sem qualquer alusão à arma atômica.

Notícias relacionadas


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum