Animado, Lula afirma: "Estou com tanta saúde que quero me casar antes das eleições"

Em entrevista coletiva no Parlamento Europeu, onde realiza palestra nesta segunda-feira (15), ex-presidente confirmou que o PT concorrerá ao pleito em 2022

Lula e Janja no Ceará | Foto: Ricardo StuckertCréditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

Em entrevista coletiva no Parlamento Europeu, onde realiza palestra nesta segunda-feira (15), o ex-presidente Lula confirmou que o PT vai concorrer às eleições de 2022 e disse que, se o candidato for ele, "estará tão preparado, motivado e com saúde" que pretende se casar com Janja até mesmo antes do pleito.

"Estou com tanta saúde que eu quero ver se caso antes das eleições, para demonstrar a confiança que eu tenho no futuro do Brasil. Para poder mostrar que eu acredito no que nós somos capazes de fazer no Brasil. O PT terá candidatura sim em 2022 e queremos ganhar as eleições para colocar o Brasil no patamar de um país respeitado de novo", afirmou Lula.

O casamento do ex-presidente e da socióloga Rosângela Silva, a Janja, estava previsto para acontecer no primeiro semestre de 2022, e ao menos um casal já estaria definido para apadrinhá-los: Chico Buarque e Carol Proner, que se casaram recentemente no Rio de Janeiro.

Janja se aposentou após trabalhar 19 anos na Itaipu Binacional. Morando em Curitiba, ela visitava Lula na Superintendência da Polícia Federal, onde começou o namoro.

Discreta, a socióloga tem acompanhado Lula em sua agenda política e registra diversos momentos das viagens com o ex-presidente, como a foto dos dois em uma praia do Ceará que viralizou nas redes.

Lula diz que ainda não discute vice

Quando indagado sobre as especulações de que terá como vice o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, Lula afirmou que ainda não está discutindo isso em sua chapa na disputa ao Planalto em 2022.

“Tenho profundo respeito pelo Alckmin. Eu não estou discutindo vice ainda, porque não discuti a minha candidatura. Quando eu decidir ser candidato eu vou sair a campo para procurar alguém para ser vice”, afirmou Lula.

Lula disse ter uma “extraordinária relação de respeito” com Alckmin e lembrou do diálogo que havia com o tucano, que era governador paulista, quando foi presidente da República, mas recorreu a uma metáfora futebolística para ressaltar a rivalidade entre os dois.

“Eu fui presidente quando ele foi governador. Nós conversamos muito. Não há nada que aconteceu entre eu e o Alckmin que não possa ser reconciliado. Política, às vezes, é como jogo de futebol. Você dá uma botinada no cara, o cara cai chorando de dor. Mas, depois que termina o jogo eles se encontram, se abraçam e vão tomar uma cerveja e discutir o próximo jogo”, disse.

Bolsonaro é peça da extrema-direita nazista

Na entrevista, Lula ainda denunciou que Jair Bolsonaro (Sem partido) é “peça importante da extrema-direita nazista”, que foi propagada pelo mundo por meio do discurso nacionalista de Donald Trump após o fracasso do Consenso de Washington.

“O Bolsonaro representa hoje uma peça importante na extrema-direita fascista, nazista. O que você quiser falar da antipolítica você pode falar do governo brasileiro”, afirmou Lula, antes de entrevista coletiva onde ressaltou que “não há pergunta proibida”.

Assista

https://www.youtube.com/watch?v=8A28pE9rzB4

Temas