Livre e elegível: Lula recebe certidão do STF que oficializa suspeição de Moro

Um dia após parcialidade do ex-juiz ser confirmada pelo Supremo, Gilmar Mendes estendeu entendimento a outras ações dele contra Lula e todos os processos estão anulados

Foto: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

A equipe de Lula informou através das redes sociais, no início da noite desta quinta-feira (21), que o ex-presidente recebeu em mãos, de seus advogados Cristiano Zanin e Valeska Martins, a certidão do julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) que atesta a suspeição do ex-juiz Sérgio Moro nos processos - agora anulados - que conduziu contra o petista.

"Histórico", diz a postagem.

https://twitter.com/LulaOficial/status/1408185416730218500

Nesta quinta, Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), ampliou a suspeição de Sérgio Moro para os outros dois processos em que o ex-juiz atuou contra o ex-presidente Lula na 13ª Vara Federal de Curitiba. São as ações do sítio de Atibaia e da doação de um imóvel para o Instituto Lula. A decisão vem um dia após a conclusão do julgamento que atestou a parcialidade de Moro no processo do triplex do Guarujá.

Mendes atendeu solicitação dos advogados do ex-presidente para que todos os atos decisórios de Moro nas ações fossem anulados. 

A equipe jurídica de Lula argumentou que todos os outros processos estariam “contaminados” pela ação de Moro, pois a suspeição dele em relação a Lula se dava em todos os casos.

Com isso, os processos voltam à estaca zero. Nenhuma das documentações levantadas ou depoimentos podem ser reaproveitados em qualquer outra jurisdição.

O ministro Edson Fachin já havia anulado as sentenças contra o ex-presidente em todos os processos que tramitaram em Curitiba. Porém, tinha dúvida se os atos processuais poderiam ser reaproveitados em outras varas.