Lula chama Bolsonaro de "desequilibrado" e "acidente de percurso"

Ex-presidente disse ainda que acredita não existir espaço para uma ruptura institucional; "Ele é a própria crise institucional. Mas ele vai passar"

Foto: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

Neste sábado (14), Jair Bolsonaro falou em "ruptura institucional" e anunciou que vai entrar com um processo, para pedir impeachment, dos ministros Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Em entrevista ao jornal Folha de Pernambuco feita na noite de sexta-feira (13), isto é, antes da declaração do atual chefe do Executivo, o ex-presidente Lula (PT) tratou exatamente do mesmo assunto. Para o petista, não haverá a ruptura citada por Bolsonaro.

"Eu não acredito que há espaço para uma ruptura institucional. O Bolsonaro é um acidente de percurso na nossa democracia. Ele não tem noção, vocação, equilíbrio ou capacidade de ser presidente da República. É um sujeito que passa o dia inteiro espalhando mentiras. Ele é a própria crise institucional. Mas ele vai passar. O Bolsonaro não será derrotado por um partido ou um outro candidato. Será derrotado pelo povo brasileiro, que vai corrigir esse acidente", declarou.

O ex-presidente inicia neste final de semana uma série de agendas políticas no Nordeste. No domingo (5), ele desembarca em Pernambuco e fará uma reunião com o governador Paulo Câmara (PSB), em que devem ser discutidas possíveis alianças eleitorais.

Na mesma entrevista, Lula falou sobre essas articulações e ainda chamou Bolsonaro de "desequilibrado".

"Eu vou para Pernambuco para ouvir a população e lideranças políticas e sociais, para saber da situação do povo de Pernambuco. Ainda é muito cedo para definir eleições. Queria poder encontrar mais o povo, viajar de ônibus pelo Estado, como fiz em 2017. Mas, infelizmente, por causa da pandemia, isso não vai ser possível. Não podemos ser irresponsáveis e promover aglomerações, como tem feito Bolsonaro", disse.

"Não é ano de eleição, o País está em um momento difícil, a pandemia ainda não acabou, a inflação está alta, o desemprego terrível, muita gente passando fome. E um presidente completamente desequilibrado, vivendo no mundo dele de mentiras, enquanto governadores, prefeitos, lideranças responsáveis tentam fazer o que podem", completou.

Sobre a insistência de Bolsonaro no voto impresso, Lula afirmou que o presidente "é covarde" e que "inventou isso porque sabe que não tem como ganhar as eleições depois do desastre que é seu governo para o povo brasileiro".

"Há 20 anos que tem eleição no Brasil para todos os cargos pela urna eletrônica. Os mesários imprimem o resultado de cada sala, todo mundo fiscaliza. Ele elegeu os filhos todos na urna eletrônica, não? Agora, que ele vai perder, resolveram inventar isso. Ele vive de mentira em mentira", arrematou.

Lula no Nordeste

O ex-presidente Lula inicia, neste domingo (15), uma visita a seis estados do Nordeste. O objetivo é encontrar lideranças políticas e sociais para debater o atual momento e os caminhos do Brasil.

O petista passará por Pernambuco, Piauí, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte e Bahia. A agenda prevê reuniões com governadores, representantes de movimentos sociais e sindicais, além de lideranças regionais.

Em consequência das restrições impostas pela pandemia do coronavírus, não haverá ato público de massa em nenhum dos estados.

Esta será a primeira vez que Lula retorna a Piauí, Maranhão, Ceará e Rio Grande do Norte, depois dos 580 dias de prisão em Curitiba. Em Pernambuco e na Bahia, ele esteve em 2019.