domingo, 20 set 2020
Publicidade

Lula cobra impeachment: “Quem leu a Piauí sabe que o Bolsonaro considerou dar um golpe no STF”

O ex-presidente Lula comentou nesta quinta-feira (6) sobre a reportagem da Revista Piauí que revelou na quarta-feira que o presidente Jair Bolsonaro cogitou enviar tropas para o Supremo Tribunal Federal no dia 22 de maio.

“Quem leu a Piauí sabe que o Bolsonaro considerou dar um golpe no STF. Ele acha que o Brasil é dele. Já passou do tempo de se votar o impeachment. São mais de 46 pedidos e o Rodrigo Maia não coloca nenhum em votação”, escreveu o ex-presidente.

“Vou intervir”, teria dito Bolsonaro, segundo a reportagem, em reunião com os ministros Walter Braga Neto (Casa Civil), Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo) e Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), todos militares.  Bolsonaro queria mandar as tropas porque acreditava que o STF estaria “passando dos limites em suas decisões e achincalhando sua autoridade”.

Em entrevista ao programa Roda Viva, na última segunda-feira, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, disse que não vê elementos para abertura de processo de impeachment, apesar do apelo de partidos, movimentos sociais, intelectuais, cientistas e artistas.

“Por parte do presidente não vejo crime de responsabilidade. Não vejo motivações pro um processo de impeachment. São fatos graves, mas não para um processo de impeachment”, afirmou.

Lucas Rocha
Lucas Rocha
Jornalista da Sucursal do Rio de Janeiro da Fórum.